Dificuldades do Governo do Estado em garantir segurança nas escolas de Santa Catarina

O massacre covarde em uma escola de Blumenau, motivou o Governo do Estado a criar o programa Escola Mais Segura, que visa a contratação de policiais militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP), e de bombeiros, também da reserva, para fazer a segurança das escolas.

Passado um tempo, após a aprovação, o governo encontra dificuldade de conseguir policiais interessados em atuar no programa. Para complicar ainda mais, os bombeiros não têm porte de arma, ou seja, para se habilitar, teriam que fazer um curso de tiro e passar por todos os trâmites que é um processo demorado.

Uma fonte policial me disse que muitos de seus colegas da reserva ganham uma boa aposentadoria, ou montaram outras atividades profissionais, por isso, não tiveram interesse no programa. Além disso, tem os que aceitam voltar, mas querem ir para a Assembleia Legislativa, ou para algum outro poder, enquanto que, alguns não tem mais saúde para atuar na segurança das escolas. O setor da segurança terá que pensar em alternativas.

(SC em Pauta).

Adicione um comentário