As chuvas não dão trégua nesta sexta-feira (3) e avançam sobre áreas do Paraná

As chuvas no Sul do país não dão trégua nesta sexta-feira (3), e avançam sobre áreas do Paraná. O Estado está em alerta de perigo para tempestades, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Conforme o órgão nacional, ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, os principais acumulados de chuva no Sul, hoje, ocorrem ao Norte do Rio Grande do Sul e em praticamente todo o território de Santa Catarina, áreas já bastante castigadas e que podem receber até 100 mm de precipitação.

No Paraná, o alerta do INMET é de perigo para tempestades. Há possibilidade de chuva e ventos fortes, além de queda de granizo. As tempestades podem atingir 121 cidades paranaenses, na porção Sul do Estado.

A chuva forte também pode causar risco de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos nessas áreas.

Foto: Reprodução/INMET

O alerta laranja é válido até o fim da manhã desta sexta-feira (3).

Simepar também alerta para a instabilidade no Sul do país e o risco de chuvas mais fortes entre o Oeste e o Sudoeste paranaense. Nessas regiões, aliás, já chove desde a madrugada.

“Nesta sexta-feira o tempo fica mais instável na metade Sul do Paraná. Temos chuvas desde a madrugada principalmente entre as áreas ao Oeste e Sudoeste, e seguirá assim nas próximas horas. Também chove entre o Centro-Sul, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, mas com intensidade mais fraca e de forma localizada”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Por conta da instabilidade, as temperaturas ficam mais amenas no Paraná, abaixo dos 30º C na maioria das regiões.

Em Curitiba, os termômetros chegam aos 26º C, mesma temperatura prevista para Paranaguá. Já no Norte Pioneiro, o sol brilha forte, com temperatura prevista de 35º C.

Adicione um comentário