No dia 27 de abril de 2024, um especial evento da ALVI na Câmara Municipal

“Conhecer nossa história local aproxima-nos dos outros e das pessoas que a marcaram. Transforma os ícones do passado em gente de carne e osso que compartilha conosco as dificuldades e as alegrias de viver e crescer aqui, no nosso chão”.

É início do prefácio do livro “Novos Olhares Sobre a História de União da Vitória”, de autoria da professora/mestra Leni Trentin Gaspari, redigido pela doutora Karim Siebeneicher Britto, que destaca  que “neste trabalho a autora faz uma compilação de momentos porque nossas cidades passaram, em tempos longínquos e também em outros mais próximos”, acrescentando que “a leitura é como um passeio durante qual num cenário um pouco diferente, entre todos eles, no entanto, existe um encadeamento que os conecta ao mesmo grande panorama, que são as cidades de Porto União da Vitória”.

O novo livro de Leni Trentin Gaspari, além do prefácio e da apresentação quatro unidades: “Do vau à visita de Taunay: redescobrindo a história; imigrantes na história da cidade; União da Vitória com status de cidade – 1890; A cidade de União da Vitória no início do século XX; Considerações que não são finais; Referências”.

A cerimônia de lançamento de mais uma obra da professora Leni foi comandada pela Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), sendo presidida pelo acadêmico Raulino Bortolini, secretariada pela acadêmica Karim Siebeneicher Britto, com a condução na parte cerimonial pelos acadêmicos Aluízio Witiuk e Eros José Sanches.

O plenário do Legislativo Municipal ficou lotado, com destaque para os membros da ALVI, convidados e especialmente familiares da autora da obra da professora Leni, bem como da família Cleto e Riesemberg, entre os quais o doutor Júlio Ribeiro de Campos Netos.

Na abertura quem falou foi o acadêmico Roberto Domit de Oliveira, que durante o período que presidiu a ALVI, com o apoio financeiro do poder público (legislativo e executivo), conseguiu, com o incentivo de todos os integrantes da instituição, não só ver consolidada a nova obra da professora Leni, bem como reeditar os “Apontamentos Históricos de União da Vitória – 1768/1933”, de Cleto da Silva, prefaciada pela acadêmica Therezinha Leony Wolf e “Nau São Sebastião”, de autoria de Alvir Riesemberg, prefaciada pelo acadêmico Joaquim Osório Ribas.

A poesia apresentada pela poetisa, acadêmica Marli Andrucho Boldori, com forte ligação ao lançamento das três obras (duas reeditadas), especialmente a da acadêmica Leni Trentin Gaspari, emocionou todos os presentes.

Para os membros da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), a noite do dia 27 de abril de 2024, o ato realizado na Câmara Municipal de União da Vitória, ficará indelevelmente em suas mentes, como uma data realmente marcante, especialmente para a acadêmica Leni Trentin Gaspari.

Adicione um comentário