Como no Paraná, com Sergio Moro, Santa Catarina, com Jorge Seif, pode ter um senador cassado

Pela primeira vez, Santa Catarina poderá ter um senador cassado. Tudo depende do entendimento dos ministros que julgam nesta quinta-feira (04) o recurso impetrado pela coligação “Vamo Trabalhar” (PSD – UB e Patriota), do processo em que pede a cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL) pelo crime de abuso do poder econômico.

Os bastidores em Brasília estão movimentados. Os últimos dias foram de muitas conversas e reuniões de ambos os lados. Da parte de Seif, a ideia é que seja apresentado um pedido de vista por algum dos ministros, para fazer com que a decisão demore a ocorrer.

O que também tem acontecido é uma contagem de votos antecipada, e todos os prognósticos apontam para um placar apertado, seja qual for o lado vencedor. A defesa de Jorge Seif acredita que terá a seu favor os votos dos ministros Kassio Nunes Marques, Raul Araújo Filho e Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues.

Por outro lado, os advogados da coligação entendem que o voto do relator Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto será favorável à cassação, seguindo o parecer apresentado pelo Ministério Público Eleitoral. Acompanhariam o seu voto os ministros Alexandre de Moraes e Carmen Lúcia.

A incógnita estaria no voto do magistrado André Ramos Tavares. Mesmo havendo um pedido de vista, que deverá durar pelo período de uma ou duas sessões do TSE, juristas informaram que alguns ministros já poderão adiantar os seus votos, o que já definirá a questão, restando apenas o voto de quem pedirá vista. A ordem de votação é a seguinte: primeiro votará o relator, ministro Floriano. O voto é aguardado com expectativa, pois é possível que dê um rumo ao julgamento. Na sequência, votarão os seguintes ministros: Kássio, Carmen, Gallotti, Raul, André e Moraes, que é o atual presidente da corte.

(COM INFORMAÇÕES DE MARCELO LULA/SC EM PAUTA).

Adicione um comentário