Rosângela Gaspari, natural de União da Vitória, ex-corregedora-geral do MPPR recebe homenagem especial

Natural de União da Vitória,  ex-corregedora-geral do Ministério Público do Paraná, filha de José Leônidas Gaspari e Leni Trentin Gaspari, Rosangela Gaspari, acaba de ser agraciada com a Ordem de Mérito, conferido pelo Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais.

Rosângela, por um período de dois anos, foi a primeira mulher, a ocupar o importante cargo no Ministério Público do Estado do Paraná.

A doutora Rosangela Gaspari, Iniciou seus estudos na Escola Clementina Lona Costa (União da Vitória), depois no Colégio Santos Anjos (Porto União) e finalmente no Colégio Dom Bosco (Curitiba). Formou-se em Direito pela UFPR em 1990.

Ingressou no MPPR em 12 de junho de 1990, assumindo o cargo de promotora substituta em Paranaguá. Atuou nas comarcas de Campina da Lagoa (1990), Mallet (1991), Palmas (1993) e Curitiba (1995).

Na capital, foi uma das fundadoras da Promotoria de Investigação Criminal (atualmente Gaeco), no ano de 1994, onde permaneceu por sete anos. Atuou no Setor de Recursos Criminais (Especial e Extraordinário) e no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais e, após, integrou a equipe da Corregedoria-Geral como promotora corregedora.

Tornou-se procuradora de Justiça em 15 de maio de 2012. Desenvolveu, no ano de 2013, projeto que resultou na implantação do Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (Naves), onde permaneceu como coordenadora, cumulativamente com as atribuições junto à 4ª Procuradoria de Justiça Criminal, até 24 de outubro de 2021. Compôs a Banca Examinadora do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Paraná (2017).

A cerimônia de concessão da Ordem do Mérito foi entregue em solenidade do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais, realizada em Manaus, capital do estado do Amazonas.

Adicione um comentário