Hussein fala, na tribuna da Assembleia Legislativa, das péssimas condições da BR-476

O deputado estadual e líder do Governo, Hussein Bakri, usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão de segunda-feira (19) para fazer um alerta sobre as “condições intransitáveis da BR-476, no trecho entre União da Vitória/e São Mateus do Sul/Curitiba, por onde passam diariamente cerca de 12 mil veículos”.

Hussein denunciou que a rodovia “a rodovia está num estado lastimável, cheia de buracos e esfarelando em vários trechos em que praticamente já não há mais asfalto”.

Tal situação apresenta um alto risco aos motoristas, “que muitas vezes precisam desviar para a pista contrária, podendo provocar acidentes graves. Infelizmente, essa situação caótica se arrasta há vários anos, colocando vidas em risco e prejudicando a economia da região. Por isso, faço um apelo ao Governo Federal e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que atuem de forma urgente e emergencial para recuperar as mínimas condições de tráfego. O Sul do Paraná não aguenta mais conviver com a rodovia nesse estado vergonhoso!”, declarou Bakri. 

A BR-476

O trecho da BR-476 São Mateus do Sul/União da Vitória foi asfaltada após o trecho São Mateus/Lapa/Curitiba tem executado na década de 80 do século passado, sendo denominada de Rodovia do Xisto, especialmente para  atender a Usina do Xisto. 

Os cerca de 85 quilômetros do trecho BR-476 até União da Vitória só foram asfaltados após uma grande movimentação das lideranças políticas e empresariais de União da Vitória e da região, com o apoio do governador Paulo Pimentel, com a inauguração realizada nas gestões de Tancredo Benghi (prefeito), Pedro Viariato Parigot de Souza (governador) e Mário Andreazza (ministro dos Transportes).

Uma rodovia moderna que servia inicialmente nossa região, mas que mudou radicalmente com a construção da BR-153 (Transbrasiliana), se transformando num movimentado corredor ligando parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o norte do país e os portos de SC e do PR, com o asfaltamento da BR-280, a partir de Porto União/ Canoinhas/Mafra/BR-116. 

Ocorre que não somente a 476, mas também a 153 precisam das atenções – e especiais – do DNIT. São rodovias fundamentais para a economia do país. 

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