Os 100 anos da comunidade evangélica luterana de Santa Cruz do Timbó

(ÍNTEGRA DE RELATO HISTÓRICO DE AUTORIA DE RULF BUSE POSTADO NAS REDES SOCIAIS).
Santa Cruz do Timbó começou a ser colonizada por volta de 1918, com a vinda de famílias luteranas, imigrantes alemães que vieram do Rio Grande do Sul. Em suas bagagens trouxeram esperança para um futuro melhor. Entre os seus pertences trouxeram a Bíblia, o Hinário e o Catecismo! Seus primeiros cultos eram celebrados em casas ou na escola alemã!
Em 1923, dia 11 de março, foi fundada a Comunidade Evangélica Luterana de Santa Cruz do Timbó, sob a coordenação do Pastor Heirich Weiss! Sua primeira diretoria era formada por: Presidente, Jacó Jung; Secretário, Felipe Krug; Tesoureiro, Emil Henkel. Demais membros: Rudolfo Müller, Jacó Gross, Emil Schesdin, Martin Sander, João Pedro Pfafenzeller, Willy Bugs, Theodoro Beier, Oscar Maschner, Pedro Ling, Carlos Galle e Frederico Barth!
Em 01 de Janeiro de 1933, foi criada a Paróquia Evangélica de Santa Cruz do Timbó. Em 1934, construiu a sua Casa Paroquial. Em 1937, quando o governo federal iniciou a nacionalização por ocasião da Primeira Guerra Mundial, proibindo falar alemão, o que também afetou as aulas e cultos na Comunidade e a Prefeitura fechou a escola, local onde eram realizados os cultos.
Em 1942, uma decisão rápida e unânime foi tomada: construir um templo – igreja! Em 26 de julho foi lançada a pedra fundamental para erguer o templo, o qual foi inaugurado em 6 de novembro de 1944, recebendo o nome de “Igreja da Paz”, em homenagem ao Tratado da Paz na Europa, firmado por ocasião do fim da Segunda Guerra Mundial! Em 1946, adquiriu dois sinos que fazem soar seus sons desde 3 de novembro daquele ano. Em 1955, construiu seu pavilhão de festas, o qual foi ampliado já por duas vezes.
Em 1966, Santa Cruz do Timbó deixa de ser Paróquia e volta a ser Comunidade filial de Porto União, e em 1994, passa a ser filial da Paróquia Evangélica Luterana Vale do Iguaçu.
No ano 2000 aconteceu uma ampliação no templo, mantendo-se a estrutura original, conservando a história e os princípios básicos da fé cristã! Atualmente a Comunidade possui aproximadamente 150 pessoas membros e realiza trabalhos com crianças, jovens, adolescente, estudos bíblicos e OASE.
A celebração histórica do Centenário da Comunidade, foi realizada, domingo, dia 04 de fevereiro de 2024. Também foram celebrados os 70 Anos do grupo de OASE Bertha desta Comunidade!
Através de um convite nominal a todas as pessoas membros da Comunidade, a diversas autoridades, além do Grupo de Canto e Instrumental e dos grupos de OASE, ambos da Paróquia Vale do Iguaçu todos participaram de um almoço comunitário após o Culto!
Pastores que atuaram na Comunidade: P. Heinrich Weiss, P. Reinhold Neubauer, P. Georg Weber, P. Diácono Heinrich Degenhard (por mais de 30 anos), P. Werner Zischler, P. Egon Marderer, P. Manfredo Ziegle, P. Romeu Hoepfner, P. Wolfgang Fromm, P. Reinaldo G. Neumann, P. Geraldo Rekowsky, P. Carlos Niewöhner, P. Antônio Carlos Oliveira, P. Mauro Perkowski, Pa. Claudete Saueressig, P. Marino Black, Pa. Cristiane Rubert, P. Valdir Rodolfo Gromann e Pa. Dione Carla Baldus.

Adicione um comentário