Crianças de Porto União participam do ‘Projeto Golfinho’

A Secretaria de Desenvolvimento Social, especialmente o serviço de fortalecimento de vínculos dos CRAS do Vice King e Bela Vista e também as crianças do Serviço de Acolhimento estão participando do Projeto Golfinho.

O Projeto Golfinho é um programa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que visa formar as crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. As crianças recebem um kit dos bombeiros com boné, camiseta mochila, protetor solar . A Secretaria de Desenvolvimento Social forneceu os chinelos , os shorts e o almoço para todos os participantes no Recanto dos Idosos. As aulas práticas foram realizadas no Naturagua Park.

Criado em 1998, o projeto é gratuito para crianças de 7 a 11 anos de idade e tem duração total de 10h. Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, os pequenos aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios. Como, por exemplo, quais os locais mais adequados para tomar banho, o que significam as cores das bandeiras na beira da praia e como podem proceder em caso de algum incidente ou afogamento nas piscinas.

Ao orientar os golfinhos, como são chamadas as crianças formadas no projeto, o Corpo de Bombeiros promove a conscientização coletiva e a cidadania ao entender que cada criança que adquire um conhecimento, compartilha-o entre familiares e amigos, o que gera um impacto grande no comportamento da comunidade na interação com a água. Como diz o lema ensinado nas instruções: “água no umbigo, sinal de perigo!”.

A formatura dos golfinhos já tem data marcada e acontece no dia 12 de dezembro, às 13 horas na Escola Estadual Nilo Peçanha.

(LÉIA ALBERTI).

Adicione um comentário