Profunda dor com a morte de pai, mãe e filha na ‘Serra do Leão’

Quarta-feira, 22 de novembro, de 2023, para tornar ainda mais triste o período que estamos vivendo com mais uma enchente do Rio Iguaçu, a notícia da morte da filha Camila, mãe Verônica e do pai Mario Werner, no mais trágico acidente ocorrido no perigoso trecho da conhecida ‘Serra do Leão’ da BR-153 (Transbrasiliana), não muito distante do centro das cidades irmãs de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).

Esposo (Mário), mãe (Verônica) e filha (Camila), as vítimas.

O acidente envolveu o Fiat Strada de Mário Werner e um caminhão, com resultado dramático e a morte de três membros de uma família com residência em Santa Maria, Porto União, a poucos quilômetros da ‘Serra do Leão’.

Esse trecho é realmente perigoso e nele dezenas de acidentes, inclusive com mortes, já ocorreram, mas não tão doloroso como o desta quarta-feira, 22 de novembro de 2023.

A BR-153, de responsabilidade agora do DNIT, mas que foi asfaltada pelo então DNER, ligando a BR-476 de União da Vitória à Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul.

Teve seu traçado modificado por imposição do senador biônico Atílio Fontana, dono da Sadia, para atender sua empresa, localizada em Concórdia. Isso ainda em pleno período do regime militar, na década de 70 do século passado.

O traçado original vinha do Paraná em direção ao Vale do Rio do Peixe, passando por Porto União.

Contudo, mesmo com o traçado modificado, a 153 passou a ser importante para o Paraná e Santa Catarina.

E na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, sob o comando do diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), atual governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, com ações incansáveis do ex-deputado federal Airton Bernardo Roveda, o trecho foi revitalizado, com a construção de trincheiras e trevos em toda a sua extensão no Paraná.

As obras de construção do trecho do Paraná e a Santa Catarina foram iniciadas sem comunicação nos anos 70, o que era normal no período do regime militar.

Com o passar dos anos, a 153 acabou se transformar num dos corredores rodoviários mais importantes do país, principalmente da região Sul, com movimento intenso para vários estados, e grande volume, notadamente de produtos agrícolas, para os portos do Paraná e de Santa Catarina. No Paraná pelo BR-476 e em Santa Catarina pela BR-280.

A ‘Serra do Leão’, que tem no companheiro Antônio Godói, um fiscal obstinado, mostrando pelas Redes Sociais, o perigo que ela representa, inclusive com algumas sugestões para tornar o trecho mais seguro.

Mas não posso de expressar minha tristeza pela morte de três integrantes de uma família, em mais um acidente na ‘Serra do Leão’ da BR-153.

 

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