Prédio do histórico Cine Odeon, na Praça Hercílio Luz, está sendo demolido

O prédio onde ficava o Cine Odeon, na Praça Hecílio Odeon, que foi um dos mais importantes da história das cidades irmãs do Vale do Iguaçu, está sendo demolido, cujo espaço, provavelmente deverá ser utilizado por um imóvel moderno.

O Cine Odeon, junto com o Cine Luz, em União da Vitória, durante algumas décadas, foi o caminho, principalmente nos finais de semana da população, para assistir produções, como “E O Vento Levou, Doutor Jivago, Ben Hur, Crepúsculo dos Deuses, A Janela Indiscreta, Rio Bravo, Spartacus, Laurence da Arábia, Quem tem Medo de Virgínia Woolf, Odisséia no Espaço, O Padrinho (trilogia dos mafiosos)”, além de centenas de outros, entre os quais muitas produções nacionais, notadamente comédias.

Com a chegada da televisão e das locadoras de filmes, os cinemas de cidades como as nossas, começaram a fechar.

Cines Luz e Odeon, em períodos um poucos diferentes, encerraram suas atividades, deixando saudades a várias gerações do século passado, entre as quais aminha está incluída.

O Cine Luz já no início do 3º milênio foi restaurado, depois de ser comprado pela Prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, foi restaurado e iniciou a exibição de algumas produções cinematográficas, mas foi por pouco tempo, passando a ser utilizado para os mais variados eventos, principalmente culturais.

A restauração inicial teve problemas e acabou passando aos cuidados do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), que orientado pela Secretaria da Cultura e Patrimônio Histórico do Paraná, promoveu uma nova restauração. O prédio está em condições de atender as demandas importantes de União da Vitória e também de Porto União. Já o Cine Odeon, de propriedade particular, estava, em parte sendo utilizado como garagem do Hotel Ópera, que também conta com sala de cinema.

Na verdade, o prédio foi construído para sediar o Cine Ópera, que funcionou por vários anos, mas foi atingido pelas mesmas circunstâncias dos Cines Odeon e Luz. Hoje o espaço é utilizado para eventos culturais e das instituições de ensino superior, além de outros.

A demolição do Cine Odeon, sem dúvida, deixa saudades e um sentimento de “dor” porque ele fez parte da vida de milhares de pessoas das gerações da segunda metade do século passado.

Contudo, ninguém tem o direito de criticar sua demolição, porque é propriedade particular e sua estrutura antiga, com certeza já apresentava perigo.  Grande parte da população não tem observado, mas nós, os mais antigos, notamos que as mudanças na histórica área da Praça Hercílio Luz, são constantes, inclusive nas esquinas das ruas Siqueira Campos e 7 de Setembro, com prédios antigos passando por reformas e até demolidos.

Aquele prédio que sediou a grande Casa Metal e mais tarde e Supermercado Passos, já não existe mais, mas o moderno prédio do Bradesco (antigo Banco Inco, cujo prédio foi demolido) e na frente o majestoso monumento do Centenário de Porto União.

Mas as cidades irmãs, passados alguns anos – e não foram poucos – finalmente passou a contar com as modernas salas de cinema (Cine Gracher) da Loja da Havan, com salas modernas e  que tem a vantagem de apresentar simultaneamente os lançamentos das grandes produções, sem aquele irritante período de espera dos tempos dos cinemas locais e até mesmo das locadoras e até mesmo dos canais de televisão a cabo. E, até em 3D.

 

Adicione um comentário