Doutor João Darcy Ruggeri foi um dos homenageados pelos 50 anos de exercício na advocacia
Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (9/7), a OAB Paraná homenageou 33 advogados e advogadas paranaenses que completaram 50 anos de exercício ininterrupto e ilibado da profissão.
O evento contou com as presenças da presidente da seccional, Marilena Winter, do secretário-geral Henrique Gaede, da secretária-geral adjunta Roberta Santiago, do conselheiro estadual Mauro Bordin, além familiares e amigos dos homenageados. A cerimônia foi aberta por uma apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPR).
“É uma honra prestar esta singela homenagem. Recebam a nossa gratidão e o nosso compromisso de permanecermos juntos mantendo os pilares dessa profissão tão digna. É com o seu exemplo que aprendemos e seguimos”, destacou Marilena Winter, pontuando que construir a democracia é “uma tarefa permanente e constante”.
Para João Darcy Ruggeri, a advocacia é uma profissão sublime
O advogado João Darcy Ruggeri, que completará 100 anos este mês, esteve entre os profissionais homenageados. “A advocacia é uma profissão sublime, porque ela protege o direito, inclusive à vida. Anjo não usa bisturi nem estetoscópio, mas quando se materializa, sim, é o médico. Ele cuida do único patrimônio que temos que é a vida. Mas uma vida sem liberdade não é vida e é isso que o advogado nos protege e nos guarda: o direito à vida, com liberdade. Sublime”, sintetizou.
O doutor Ruggeri tem fortes ligações com as cidades irmãs do Vale do Iguaçu, sendo atualmente um dos integrantes da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), mas nas décadas de 50 e 60, antes de se transferir para a capital paranaense para exercer relevante função no Governo do Estado, deixou marcada a sua passagem para várias gerações, como fundador da Rádio Colmeia e operoso vereador em União da Vitória.