Comenda Pinhão do Vale para quatro personalidades de União da Vitória e Porto União
Na noite de quarta-feira (29), no salão nobre do Campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória, em cerimônia presidida pelo acadêmico Raulino Bortolini e secretariada pela acadêmica Karem S. Britto, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), foram entregues as Comendas ‘Pinhão do Vale”, honraria criada pela instituição para homenagear personalidades de Porto União/União da Vitória que se destacam em ações culturais e sociais.
Com a presença do prefeito municipal Bachir Abbas, de União da Vitória, e a secretária da Educação, professora Silmara Amarante Bueno, representando o prefeito Eliseu Mibach, de Porto União; diretor do campus da Unespar e diretora do campus da UnC, além de autoridades de outros setores e convidados, que lotaram o auditório, a cerimônia foi coordenada pelos acadêmicos Aluízio Witiuk e Eros José Sanches.
Com a execução pela acadêmica e pianista Margareth Ribas do Hino Nacional e a apresentação dos acadêmicos presentes, que fizeram um rápido relato de seus patronos, o acadêmico Joaquim Osório Ribas, fez uso da palavra para lembrar da passagem de mais um ano da ALVI, fundada no início do ano 2000.
ENTREGA DAS COMENDAS
A acadêmica Marli Andrucho Boldori, em emocionante discurso, falou das qualidades do homenageado, Doutor Charles Ronald Van Santen, cuja dedicação à medicina em nossas cidades tem sido marcante, sendo merecedor da Comenda.
A acadêmica Therezinha Leony Wolff foi à tribuna para justiçar a concessão da Comenda à senhora Maria Luiza Dissenha Jacobs, que durante décadas se dedica ao Lar de Nazaré de União da Vitória.
A acadêmica Karim Sibeneicher Britto foi quem justificou a concessão da Comenda ao doutor/professor Caio Ricardo Bona Moreira, lembrando da trajetória do ainda jovem que conquistou o grau de doutor na área do ensino superior. E não escondeu sua emoção por isso.
O acadêmico/padre Emílio Bortolini foi à tribuna para justificar à concessão da Comenda ao senhor Jair Silva, mais conhecido nos meios esportivos como Craque-Kico. Lembrou da dedicação do homenageado ao esporte, principalmente ao futebol, bem como de suas qualidades como escritor, além do incansável trabalho que desenvolve no apoio ao esporte amador.
Os quatro homenageados receberam as medalhas e os diplomas e suas esposas buquês de flores.
No encerramento, o presidente Raulino Bortolini lembrou a tristeza que ainda marca, não só da família e os membros da ALVI, mas também de centenas e centenas de pessoas, a morte da acadêmica Leni Trentin Gaspari, que menos de uma semana após ter alegremente lançado sua última obra – “Novos Olhares Sobre a História de União da Vitória”, foi vítima de um AVC, que causou sua morte. O presidente Bortolini pediu um município de silêncio em sua memória, encerrando com as palavras: “Leni, descanse em paz”.