Policial Militar de Santa Catarina que morreu em janeiro é promovido

Dentro do grupo de policiais militares que serão promovidos pela corporação nesta sexta-feira (11), em Santa Catarina, está um oficial que morreu em janeiro deste ano. O 1º Tenente Alex Matias de Souza foi vítima de um acidente de trânsito na BR-101, em Itajaí. Ele fazia o trajeto de Gaspar, onde comandava a unidade da PM, até Porto Belo, onde a família mora. O ato de promoção “Post Mortem” vai fazer com que ele seja elevado ao posto de Capitão.

O estatuto dos policiais militares de Santa Catarina prevê o critério de promoção “Post Mortem”. Ela pode ocorrer “em reconhecimento e homenagem ao policial militar que tiver falecido em decorrência de ferimento que tenha a sua causa e efeito relacionada com o exercício da atividade operacional, não caracterizada como ato de bravura, comprovado o fato motivados através de sindicância, inquérito policial militar ou por documento sanitário de origem”.

No caso de Alex, o trâmite foi o mesmo: uma sindicância analisou a situação e entendeu pela promoção. O regulamento também prevê que “o militar que, em pleno serviço ativo, vier a falecer em consequência de ferimentos recebidos em campanha ou na manutenção da ordem pública, ou em virtude de acidente em serviço será considerado promovido ao posto ou graduação imediata, na data do falecimento”.

A promoção é válida com data retroativa de 4 de janeiro, quando ocorreu o acidente. A mudança de patamar na corporação contribui para o apoio à família, que recebe uma pensão pela perda do oficial.

(COM INFORMAÇÕES).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *