Segurança escolar na pauta das preocupações das autoridades
Na última sexta-feira, 14, aconteceu uma importante reunião acerca do tema Segurança Escolar. A união de esforços para apresentar soluções e alternativas visando aumentar ainda mais a segurança das crianças em Porto União reuniu a Polícia Militar, profissionais da rede educacional pública e privada e a Secretaria Municipal de Educação, nas dependências da Faculdade Senac.
O Comandante da Polícia Militar de Porto União, Major Paulo Ricardo Galle explanou sobre o funcionamento da Rede Escolar de Segurança e incentivou a formação de um cadastro de troca de informações para dar mais celeridade aos atendimentos e chamados.
A Secretária de Educação Aldair Muncinelli explicou que as escolas municipais são instalações seguras e bem equipadas, mas que quando o assunto é segurança, todas as ideias e propostas são bem vindas. Por isso incentivou o compartilhamento de propostas pelos profissionais presentes explicando que a atual administração sempre coloca a educação como prioritária em se tratando de investimentos.
Carlos Santos, Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente, que também é responsável pela Defesa Civil de Porto União, explicou que já existe um Plano de Contingência elaborado em parceria com as diversas instituições que promovem a segurança em vários níveis. Ele atesta a importância da boa comunicação entre os agentes escolares e garante que a Defesa Civil também está preparada para agir imediatamente em caso de necessidade nas escolas.
Os próximos passos serão a formação dos profissionais em como lidar com eventos que possam colocar as crianças e funcionários em risco, aperfeiçoamento de locais estratégicos seguros e simulações de incidentes para criar nas crianças o instinto de autoproteção.
(LÉIA ALBERTI).