Forte temporal, ventos e granizo, assustaram a população das cidades irmãs
A forte chuva, acompanhada de granizo, que atingiu as cidades irmãs na tarde desta quinta-feira (13), principalmente na parte central, assustou a população.
Os sistemas que fazem a preveem o tempo já estavam anunciando a possibilidade de fortes temporais, ventos e granizo em toda a região Sul do país.
Começou a chover, com forte ventania, por volta das 14h30m. A chuva forte, com granizo, durou aproximadamente 45 minutos, mas foi suficiente para causar alguns estragos e alagamentos em diversos pontos das cidades, principalmente aqueles já há anos são “históricos”…
Muita chuva para grande parte de um sistema de drenagem pluvial ainda da metade metade do século passado.
Mas, em períodos de muita chuva, não é privilégio nosso ver ruas alagadas, com seus sistemas de drenagem não suportando o volume de água. Isso acontece na maioria das cidades do país.
E com as previstas mudanças climáticas, que a maioria não leva a sério, não respeitando o meio-ambiente, a tendência é que cada vez tudo fique pior.
O excesso de lixo jogado nas ruas, principalmente as bitucas (que não são biodegradáveis) de cigarros, quando chove forte, entopem os boeiros. Na tarde de hoje, enquanto me protegia embaixo de uma marquise, ao meu lado duas mulheres fumando tranquilamente. E, pasmem, sem o menor pudor, jogaram na correnteza da enxurrada as bitucas.
O forte temporal causou grande danos na gigantesca estrutura do Jóia Tênis Clube, no Bairro São Pedro, que teve parte de suas coberturas danificadas.