Colombo renuncia esta semana, mas o vice já está governado

O governador Raimundo Colombo, depois de 30 dias de férias, assume esta semana e em seguida renuncia do cargo.

O vice Eduardo Pinho Moreira, que está ainda por poucas horas interinamente no cargo, já promoveu mudanças profundas, entre as quais redução das ADRs, Secretarias centrais e extinção de cargos comissionados, vai simplesmente cumprir o rito constitucional de assumir o cargo com juramente na Assembleia Legislativa. 

Na verdade, ao assumir mesmo interinamente, ciente de que permaneceria no cargo, Pinho Moreira não economizou mudanças na estrutura administrativa do Governo, algumas até ‘doloridas’, como a extinção das Gerências Regionais da Saúde e da Educação.

As ADRs, tudo bem, porque não se pode entender que Chapecó seja sede de uma, mas poucos quilômetros uma em São Miguel do Oeste. Claro que era um ‘cabidão’ de empregos para agradar os deputados.

Colombo acabou com a SDRs (Secretarias Regionais) e as transformou em Agências Regionais de Desenvolvimento (ADRs), mas Pinho Moreira decidiu fechar 15 das 36, inclusive as de Canoinhas e de Caçador.

Mas acabar com as Gerências da Saúde e da Educação foi uma decisão precipitada e até desumana com a população.

Colombo, depois de 7 anos, deixa o Governo, com uma pendência em nossa região, que na verdade não é culpa dele: o estraçalhado trecho da SC-135 que liga Porto União a Matos Costa.

Mas Pinho Moreira, cuja rodovia foi asfaltada na gestão do seu saudoso companheiro Luiz Henrique da Silveira (irresponsavelmente e sem a necessária fiscalização do Deinfra), já descartou medidas urgentes para recuperar e estrada, dando prioridade ao trecho da SC-474 que liga Canoinhas/Major Vieira/BR-116.

Raimundo Colombo, que deixou de cumprir quatro anos no Senado em 2010 para se eleger governador, sendo reeleito em 2014, é novamente candidato a uma das duas vagas em aberto para o cargo de Santa Catarina.

Em Porto União, na eleição para o Senado, teve votação expressiva e nas eleições seguintes – 2010 e 2014 – para governador venceu no primeiro turno.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *