Missão internacional de União da Vitória e região retorna com novos conhecimentos na bagagem
Fomentar ações binacionais de desenvolvimento territorial integrado voltado ao diálogo produtivo local por meio de negócios e elementos para o desenvolvimento. Esse foi o principal objetivo da Missão Internacional Territórios Regional Sul promovido pelo SEBRAE encerrada na segunda-feira (19), depois de sete dias cumprindo agendas de negócios num corredor de fronteira entre a Alemanha e a França.
Empresários e prefeitos da região Sul do Paraná tomaram parte do grupo de trabalho, entre os quais o prefeito Santin Roveda. “Estamos aproveitando o momento de expectativa positiva que o Brasil já vive com a chegada de um novo governo e representado nossa União da Vitória, participando de importantes reuniões no parlamento europeu juntamente com representantes de outros países e municípios circunvizinhos como Bituruna e São Mateus do Sul e até da fronteira com a Argentina”, destacou Santin.
Na visão do SEBRAE, um território de necessita atuar e contextualizar as relações bilaterais em nível local, regional e federal, pois seus espaços são razão de aproximação ou de distanciamento. “A melhoria do ambiente para as empresas passa pelo fortalecimento do diálogo e visão integrada do território transfronteiriço”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Valter Cano.
A agenda de trabalhos incluiu visitações a diversos empreendimentos do eixo de oito municípios entre Frankfurt/Colmar (França). Também houve atividades em Stuttgart (Alemanha).
A empresária e advogada Maria Salete de Melo, presidente do Território Iguaçu, destacou que o mais importante é a integração que uma viagem como essa proporciona. “Uma oportunidade única de levar de volta para o Brasil informações em termos de inovação e tecnologia”, afirmou Salete. Pare ela a parceira público-privada existente nos municípios visitados é um dos instrumentos mais eficazes notados. “É o grande sucesso que percebemos, todos trabalhando juntos”, resumiu.
José Maria Cruz, responsável pela relação entre a União Européia e a América do Sul, explicou que uma das responsabilidades do órgão é harmonizar a legislação transfronteiriça. “Por exemplo, se há normas diferentes entre dois país para determinado relacionamento comercial, é aqui no Parlamento Europeu que discutimos, ajustamos e harmonizamos o marco legislativo”, explicou.
Ele destacou, por exemplo, que estas experiências podem melhorar as relações entre os países do Mercosul e atender as demandas dos seus municípios. (Assessoria de Imprensa da PMUVA).