Com apoio da Emater, Secretaria Municipal de Agricultura tem projeto aprovado no valor de R$ 380 mil para duas microbacias de União da Vitória
A notícia é animadora para famílias rurais das microbacias dos rios São Joaquim e Rio do Meio, na região conhecida como “Pinhalão”, interior de União da Vitória.
Em ação conjunta com a Emater, a secretaria municipal de agricultura aprovou projeto junto ao Governo do Paraná no valor de R$ 380 mil. Os recursos que vieram a fundo perdido já estão depositados em conta específica da prefeitura. “A contrapartida da prefeitura será com a execução, operacionalização e aplicação dos recursos”, destacou o secretário Nei Kukla ao comemorar a notícia de liberação dos valores esta semana.
Nei ressaltou que na região Sul do Paraná, apenas União da Vitória e o vizinho município de Paula Freitas obtiveram tais incentivos. “Nosso projeto começou no início de 2017, atendendo a um pedido do prefeito Santin [Roveda] que sempre frisa: é preciso trabalhar com planejamento. Então, com apoio da Emater e do colega secretário Rodolfo Moser, concluímos e inscrevemos este importante projeto que agora, felizmente, foi aprovado”, disse Kukla.
A aplicação dos recursos
A prefeitura já atua na elaboração dos editais de licitação para os itens que foram apontados pelas próprias comunidades beneficiadas. Este rol de necessidades foi definido durante reuniões mantidas com a secretaria de Agricultura. “Nesses encontros, os moradores do entorno destas microbacias nos informaram sobre suas prioridades regionais”.
Serão beneficiadas aproximadamente 70 famílias que perceberão, em breve, avanços nas áreas social, ambiental e, consequentemente, econômica. Os recursos serão revertidos em ações como construção de fossas, esgoto sanitário, proteção e preservação de nascentes, recuperação de áreas degradadas e conservação do solo, bem como geração de renda com foco na erva mate e HF.
“Acredito que uma vez realizados os processos licitatórios, já no inicio de 2019 poderemos dar início a aplicação prática destes benefícios”, comemorou Nei. (Assessoria de Imprensa da PMUVA).