Aluna de União da Vitória defende Semana de Ações do Meio Ambiente
Mayara Caziuk, secundarista que cursa o 2º ano no Colégio Estadual São Cristóvão, em União da Vitória, acredita que o combate à degradação dos recursos naturais de nosso planeta pode começar na conscientização dos jovens nas salas de aula. Para ajudar, ela propôs em um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Paraná a criação da Semana Estadual das Cidades Sustentáveis, período dedicado a ações que façam os estudantes pensarem no meio ambiente e o que cada um pode fazer para melhorar a comunidade onde vive.
A iniciativa faz parte do projeto Geração Atitude, que incentiva a participação de alunos da rede pública estadual de ensino em discussões sobre política e cidadania. O projeto de Mayara, concebido com a orientação de um de seus professores, foi selecionado junto com outros 31 jovens paranaenses, concorrendo a virar lei estadual. O resultado final desta edição do Geração Atitude será conhecido em novembro próximo. A ideia da estudante é fazer com que temas como as mudanças climáticas, a coleta seletiva de resíduos e a análise sobre saneamento básico dos municípios sejam muito mais debatidos entre os próprios alunos.
“O avanço das regiões metropolitanas tem feito aparecer novos problemas para as comunidades. Minha proposta é conscientizar os alunos sobre eles e promover ações que despertem o interesse de todos, para encontrarmos soluções ambientalmente sustentáveis”, explica. Mayara, que já participou de programas culturais semelhantes no vizinho estado de Santa Catarina, está animada com a chance de ir a Curitiba e conhecer o Plenário da Assembleia Legislativa, acompanhando de perto o trabalho dos parlamentares.
A família, que apoiou o envio do seu projeto de lei desde o início, aguarda agora a defesa que ela fará da matéria perante os deputados estaduais. Workshops, palestras e dinâmicas de grupo são algumas das sugestões que ela dá para envolver os alunos na Semana Estadual das Cidades Sustentáveis. “Para despertar o espírito de competição que faz surgir novas ideias para o desenvolvimento sustentável”, destaca Mayara.
Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.
Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual. (ALEP).