Carlos Chiodini, o sucessor de Mauro Mariani em Porto União, deve ser o próximo presidente do MDB de Santa Catarina
Embora o governador Eduardo Pinho Moreira venha emitindo sinais de que quer voltar a ser presidente do MDB – a convenção estadual está marcada para o dia 7 de dezembro – ele terá dificuldades para voltar a comandar o Manda Brasa catarinense.
Mauro Mariani, o atual dirigente, avisou que não tentará renovar o mandato à frente da sigla.
Neste contexto, o nome natural para assumir o partido é o deputado federal eleito Carlos Chiodini. Não só porque sempre foi o parlamentar estadual ligado ao próprio Mariani como também pelo fato de ter dado um salto em sua votação, batendo em quase 100 mil votos.
Dentre os federais do MDB, foi o mais votado. Rogério Peninha Mendonça e Celso Maldaner renovaram os mandatos, mas baixaram muito as votações.
Chiodini representa o futuro do MDB. Eduardo Moreira, o passado. O governador parece ter perdido o senso de oportunidade ao alimentar a ideia de buscar outra vez a presidência estadual da legenda.
Entre outras coisas, o sulista está pensando em passar dois ou três meses em Londres no começo de 2019. Aí fica a pergunta: ele quer ser presidente do partido ou quer fazer turismo na Inglaterra? Além disso, ele terá dificuldades porque não fez absolutamente nada para ajudar Mauro Mariani no pleito, muito pelo contrário, e será cobrado internamente por isso.
Chiodini, atual deputado estadual e ex-secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Governo de Raimundo Colombo, foi eleito deputado federal com o apoio do grupo do MDB de Porto União liderado pelo ex-prefeito Renato Stasiak. (Com informações parciais de Claudio Prisco Paraíso).