Secretário da Saúde de Porto União foi à Câmara Municipal explicar problemas das doenças da dengue

 A 33ª Sessão da Câmara de vereadores de Porto União sob a presidência do vereador Christian Martins, foi realizada na manhã desta terça-feira, 16, e teve a presença do secretário municipal de saúde Marivaldo dos Reis Santa Isabel.

O secretário fez um breve balanço do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, zika e chikungunya. Porto União é um município infestado pelo mosquito, segundo dados da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual de saúde do Estado.

Segundo o secretário, os trabalhos da secretaria municipal é para que em janeiro, o município passe de infestado para apenas com focos do mosquito, segundo a escala confeccionada pela vigilância estadual. Segundo apontamentos do secretário, Porto União passou de janeiro até novembro de 2017 de sexto para oitavo, no ranking dos municípios infestados, ou seja, diminuiu os casos de focos na cidade.  E este ano, o município saiu da lista dos dez municípios mais infestados de focos do mosquito. Segundo ele, o único município que baixou o número de infestação do mosquito no Estado.

Marivaldo enalteceu ainda a lei aprovada em 2017 na câmara chamada de Lei antidengue (Lei Municipal Nº 4.492/2017)que organizar e orienta as atribuições do Poder Executivo perante o combate e prevenção ao mosquito.

Após a explanação do secretário a pauta da sessão foi seguida e votado e discutidos os projetos e pareceres. Entre os destaques está a discussão e aprovação dos projetos nº 45/2018, do Executivo Municipal, que autoriza oexecutivo a firmar Acordo de Parcelamento da Dívida para com o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). 

Outro projeto apreciado e aprovado foi o projeto de Lei nº 47/2018, também do Executivo Municipal, que ratifica as alterações realizadas no Protocolo de Intenções, consubstanciado no Contrato de Consórcio Público do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA). O contrato foi revisado para atender a novas leis federais. Este projeto retifica o consórcio. O consórcio tem por objetivos ordenar a utilização dos recursos disponíveis e reforçar o papel do município na modernização da gestão pública. O primeiro contrato foi assinado no ano de 2007.

Foi aprovado na sessão a licença por 30 dias do vereador Fernando Moreira. Com isso, o vereador Fernando Batista Alves, continua ocupando uma cadeira no legislativo Municipal, por mais 3º dias, já que ele assumiu uma vaga com a licença do vereador Carlos Roderlei Pinto, que retorna para a câmara na próxima sessão. (Assessoria de Imprensa da CMPU).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *