|

Eleição: A realidade a esconder

*Moacir Pereira

Uma campanha inédita, intitulada “Que Brasil você quer para o futuro?”, vem sendo realizada pela Rede Globo em todo o país, com a divulgação de milhares de depoimentos de eleitores. Eleitores de todas as idades, raças, origens e profissões que gravaram mensagens. A maioria dos depoimentos pede o fim da corrupção, um Brasil sem a escandalosa roubalheira dos últimos anos.
Pois a propaganda eleitoral termina amanhã com a absoluta falta de debate entre os candidatos majoritários sobre o tema. O eleitor vive duas situações bem distintas: uma, a das campanhas em que os partidos e coligações falam bonito, fazem propostas, defendem soluções, mas ignoram totalmente os efeitos do Mensalão e do Petrolão sobre a grave crise econômica e social; outra, a realidade dos fatos, com novas denúncias envolvendo vários partidos, do PT ao PSDB, passando fortemente pelo MDB e PP, com atuação também de PR, PCdoB, PSC, entre outros, como denunciou com farta documentação, segundo a Polícia Federal, o ex-ministro Antônio Palocci em relatos trágicos sobre o que ocorreu no Brasil nos últimos 16 anos. A blindagem atuou como autodefesa.
A ausência deste debate se explica pelo medo do efeito bumerangue e pelas preocupações com o segundo turno. Fizeram um pacto de silêncio porque a maioria tem telhado de vidro. E querem o voto no segundo turno. Bateram forte contra a corrupção os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Álvaro Dias (Podemos). Como o deputado acabou vocalizando outras aspirações da maioria da população, consolidou-se na liderança.

(* Moacir Pereira é jornalista do Diário Catarinense e um dos mais respeitados integrantes da categoria em Santa Catarina).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *