Situação dos candidatos ao Governo de Santa Catarina – segundo as pesquisas – na análise de Roberto Azevedo
O ineditismo da pesquisa do Instituto Realtime Big Data divulgada contratada pelo Grupo RIC e pela Fecxomércio, é que, pela primeira vez, há apenas o empate técnico entre Mauro Mariani (MDB), que tem 24% das intenções de votos, e Gelson Merisio (PSD), com 22% – ambos subiram quatro pontos em relação ao levantamento de 5 de setembro.
Décio Lima, que, em diversos apontamentos, inclusive o último do Ibope – divulgado pela NSC, estava junto aos dois primeiros colocados -, caiu dois pontos e aparece com 14% da preferência entre os 1.110 entrevistados em 34 municípios de todas as regiões catarinenses, entre os dias 21 e 22 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Quem aparece em quarto lugar é o candidato do partido de Jair Bolsonaro, o PSL, Comandante Moisés, que está com 6%, subiu um ponto, muito pouco no Estado em que o presidenciável está à frente com mais de 40%.
Mas a pesquisa confirma que com 14% dispostos a votar em branco ou anular o voto e outros 17% de indecisos, votos suficientes para garantir a vitória de qualquer um dos candidatos, a disputa está completamente aberta e será o desafio dos primeiros colocados conseguir convencer estes eleitores nada inspirados com as propostas apresentadas no rádio e na TV. (Roberto Azevedo é um dos jornalistas mais respeitados de Santa Catarina).