A absoluta liderança de Jair Bolsonaro em Santa Catarina e a ‘tripolarização’ para o Governo do Estado
Claudio Prisco Paraíso –
Na mais recente pesquisa Ibope em Santa Catarina, um dos aspectos que mais salta aos olhos é a liderança absoluta de Jair Bolsonaro na corrida presidencial.
Ao bater nos 40%, contra 12% de Fernando Haddad, sendo que os demais ficam abaixo dos dois dígitos, o candidato do PSL consegue somar mais intenções de votos do que todos os outros postulantes somados!
Até o momento, é entre o eleitorado catarinense que Jair Bolsonaro tem o maior percentual no Brasil. Aqui, ele ganharia no primeiro turno.
Já os números para o governo estadual sinalizam na direção de uma eleição absolutamente aberta. Embolada e tripolarizada entre Mauro Mariani (MDB), Gelson Merisio (PSD) e Décio Lima (PT).
O petista está na dele, estabilizado num percentual significativo e oscilando positivamente, muito próximo da histórica margem dos votos petistas em Santa Catarina. Está no jogo. Já Mariani e Merisio deram saltos na pesquisa. O primeiro quase dobrou seu percentual, enquanto o segundo triplicou o número de eleitores, comparando-se a pesquisa divulgada no fim de semana com a primeira do Ibope no Estado. O pulo de Mariani e Merisio também se explica pelo fato de terem aparecido com números raquíticos no primeiro estudo do instituto. E entre uma pesquisa e a outra, o início da propaganda eleitoral obrigatória, que de gratuita não tem, nada!
Faltando duas semanas para o pleito, é este trio quem domina o jogo catarinense. A menos que surja um fato novo!