Maioria dos eleitores catarinenses manifestam intenção de voto em Jair Bolsonaro
Pesquisa do Ibope/NSC (ex-RBS) mostra Bolsonaro com 40%, Haddad com 12%, seguidos de Alkimin e Ciro, com 6%
Jair Bolsonaro (PSL) aparece liderando com 40% da preferência do eleitorado. Em segundo está Fernando Haddad (PT), com 12%. Esta é a primeira pesquisa Ibope em SC com Haddad oficializado candidato. Na sequência do petista vêm Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 6%. Os dois estão tecnicamente empatados com Haddad, considerando o limite da margem de erro.
Alckmin tem o apoio da coligação liderada pelo MDB/PSDB. Haddad do PT e Ciro Gomes da coligação – em parte – da coligação de Gelson Merisio. Mas lideranças importantes do grupo já apoiam abertamente Bolsonaro, com manifestações de simpatia do próprio Merisio.
Completam o cenário Marina Silva (Rede) com 5%, João Amoêdo com 4%, Alvaro Dias (Podemos) com 3%, Henrique Meirelles (MDB) com 2% e Cabo Daciolo (Patriota) com 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 11%, enquanto 9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Além dos números da corrida ao Planalto, o instituto questionou os eleitores de Santa Catarina sobre a avaliação da administração federal. O presidente Michel Temer (MDB) tem a gestão desaprovada por 88% dos entrevistados, contra 8% que aprovam. A administração do emedebista é considerada ruim ou péssima por 79% dos eleitores, contra 15% de regular e 4% de ótimo ou bom.