Os pré-candidatos a prefeito de União da Vitória em outubro
Dos pré-candidatos a prefeito de União da Vitória, em evidência está Ary Carneiro Júnior.
Faltando 25 dias para a data final para a realização das convenções para a definição dos candidatos a prefeito, vice e vereadores de União da Vitória, já anunciaram que são pré-candidatos a prefeito Antônio Alexandre Moreira (PV), Bachir Abbas (PP), Gabi Bakri (PSD) e Cordovan Frederico de Melo Júnior (PSB), Fauzi Bakri (PSDB) e Ary Carneiro Junior (PSDB). E talvez outros…
O MDB que comandou o município por muito tempo, com dois mandatos do saudoso Alcides Fernandes Luiz (um de quatro – eleito em 1972 e outro de seis anos – eleito em 1982 – e Airton Roveda – eleito em 1992, segundo fonte, está à procura de uma coligação na chapa majoritária – prefeito ou vice.
Apesar dessa longevidade no comando do município, com um legado político marcante, essa procura do MDB não deve ser fácil, mas na política as surpresas sempre são muitas.
Dos pré-candidatos a prefeito, apenas Cordovan de Melo parece mesmo que tem vice definido: Claudiomir Toco. Os outros estão “à caça” do vice.
Para quem, como eu, acompanha as campanhas eleitorais em União da Vitória durante 60 anos, dos atuais citados pré-candidatos, que vem se destacando, é o médico Ary Carneiro Júnior.
Provavelmente pelo seu currículo como médico, prefeito de Porto União, chefe do Núcleo Regional de Saúde do Sul do Paraná e secretário municipal de Saúde de União da Vitória, num dos períodos mais complicados do início do século 21: a pandemia do Covid-19.
E não será o único que pleiteia o cargo de prefeito de União da Vitória, depois de ter passado por Porto União.
O saudoso médico Lauro Muller Soares foi três vezes prefeito de Porto União, vice-prefeito, em 1968 com Tancredo Benghi e candidato a prefeito em 1972 em União da Vitória e deputado estadual, em cujo cargo faleceu e foi velado no salão nobre da Assembleia Legislativa do Paraná e sepultado em Curitiba.