Massa fria atinge os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Segundo a MetSul Meteorologia, uma massa de ar “extremamente fria” chega ao Uruguai no início desta semana (8), e vai intensificar e prolongar o frio em regiões como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. E ainda, a chuva e o frio que atingem o Sul do país devem avançar para o Centro-Oeste e o Sudeste ao longo da semana. Em algumas destas regiões, não há chuva há semanas.
RECORDES COM MASSA DE AR EXTREMAMENTE FRIA
A MetSul afirma que as temperaturas nesta semana no Centro da Argentina e no Uruguai tendem a ser excepcionalmente baixas e com potencial de recordes históricos.
“Nesta parte da América do Sul, a semana que se inicia será no Centro da Argentina e no Uruguai um dos períodos mais frios experimentados por seus moradores na história recente com uma sucessão de dias excepcionalmente frios com marcas congelantes à noite e muito baixas mesmo durante o dia.”
Santa Catarina se prepara para enfrentar uma semana de condições meteorológicas desafiadoras, com a chegada de uma frente fria que promete trazer chuvas intensas. A previsão indica risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas.
HOJE, SEGUNDA-FEIRA (8)
Na segunda-feira (08), o tempo segue nublado e com possibilidade de chuva, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná. O frio avança também nas áreas entre o Planalto Norte e Litoral Norte, onde as máximas não devem passar dos 15°C, assim como nas demais regiões do estado. Nas áreas mais altas as temperaturas variam de 7 a 12°C.
A sensação ainda é de frio intenso, intensificado pelo predomínio dos ventos de quadrante sul, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na terça-feira (9), o tempo segue nublado, com possibilidade de chuvas nas áreas do centro-leste do estado. Além disso, as temperaturas também permanecem mais baixas, inclusive à tarde. Há moderado para ocorrências como alagamentos.
Na quarta-feira (10) ainda amanhece com chuva devido a atuação de uma baixa pressão, em especial nas áreas litorâneas, entretanto, a tendência é de melhora nas condições de tempo até a noite, com a entrada de uma massa de ar seca na retaguarda.