Campanha eleitoral para o Governo do Paraná deve esquentar a partir desta semana
Uma semana depois de ter sido iniciada, a propaganda eleitoral de rádio e televisão dos candidatos ao governo do Estado entra em seu mês final ainda em um clima “morno”. Desde que começou no último dia 31 o horário gratuito, que vai até 4 de outubro, Ratinho Júnior (PSD) e Cida Borghetti (PP) têm evitado trocar críticas diretas em seus programas e inserções. João Arruda (MDB) e Dr Rosinha (PT) têm sido os mais incisivos nos questionamentos aos dois candidatos governistas, questionando as ligações de ambos com a gestão do ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB). Os demais concorrentes, com escasso tempo no horário eleitoral, pouco mais têm conseguido fazer além de se apresentarem ao eleitorado.
Modernidade – Ratinho Jr tem seguido à risca a máxima esportiva segundo a qual “em time que está ganhando não se mexe”. Sua propaganda centra o foco em vendê-lo como o representante do “novo” contra a “velha política”, mas de forma genérica, sem que ele faça qualquer menção a quem está se referindo.
O candidato do PSD também tem investido na imagem de “modernidade” e eficiência. “Os últimos governos trabalharam assim, um copiando o outro. As mesmas propostas, os mesmos problemas não solucionados”, afirmou em uma de suas inserções exibidas nos últimos dias onde demandas da sociedade são passadas por uma máquina copiadora.
Em outro programa, Ratinho Jr promete “manter o que está certo”, e acena com a “modernização fiscal” de 90 itens de consumo, sem citar que esses itens tiveram os impostos aumentados no ajuste fiscal promovido por Beto Richa em 2014. Desde o início da cmapanha, o candidatonão fez nenhuma menção direta em sua propaganda ao ex-governador, de quem foi secretário.
Greca – Cida tem insistido em exibir os feitos de seu curto governo, iniciado em abril. No programa de sábado à noite, destacou a reintegração do transporte de Curitiba e região metropolitana, afirmando que “em pouco mais de um ano e meio foram reativadas sete linhas” (…) “beneficiando mais de 60 mil passageiros”. Ela encerrou o programa ao lado do prefeito da Capital e aliado, Rafael Greca (PMN). Como Ratinho Jr, Cida também não fez até agora qualquer menção a Richa, de quem foi vice, e que é candidato ao Senado em sua chapa.
Impostos – João Arruda é de longe o que tem exibido as críticas mais ácidas a Richa e seus dois aliados. No último programa, destacou que em oito anos “a conta de luz subiu quase 80% e a da água 135%”, além do aumento de impostos. “Se tudo o que depende do governo piorou, o que fizeram com tanto dinheiro?”, questionou. “Para mudar não vai ser com a vice do Beto Richa, muito menos com seu principal secretário que tem atacado o governo que ele próprio participou”, atirou o emedebista.
Lula – Dr Rosinha tem usado seu espaço muito mais em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência do que para falar sobre a disputa local. Em uma das últimas inserções, lembro o dia da independência aparecendo ao lado da vice, Anaterra, em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso desde abril, para dizer que em “500 anos de Brasil o povo nunca foi livre”. “Eles sempre fizeram tudo igual, porque agora fariam diferente”, questiona o petista. (Ivan Santos/Bem Paraná).