Sargento Adriano Frankoski fala aos vereadores sobre o policiamento escolar
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória de segunda-feira (13), fez uso da Tribuna Popular o 2º sargento Adriano Frankoski que está há um ano no comando das equipes do Batalhão da Patrulha Escolar em União da Vitória e região.
O sargento fez um breve histórico da Polícia Militar do Paraná e do policiamento escolar desde antes antes da criação da patrulha escolar até os dias atuais.
Segundo ele, a segurança sempre foi uma importante vertente da patrulha escolar no sentido de evitar ocorrências nas entradas e saídas, especialmente problemas de atropelamento, e na época era suficiente para garantia da segurança professores e diretores que garantiam a ordem nas instituições de ensino, não necessitando da presença de policiais milirares.
A partir de 1990 a violência urbana cresceu e necessitou de cada vez mais segurança, adentrando os muros das escolas e exigindo postura diferenciada e caráter esecializado dentro e aos redores dos estabelecimentos de ensino.
O Programa iniciou em Colombo, Piraquara e em 2003 Curitiba e região metroppolitana, através de parceira ntre Polícia Militar, secretarias de educação e toda comunidade escolar, envolvendo o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
A equipe da patrulha escolar desenvolve um maravilhoso trabalho de segurança envolvendo o PROERD, prevenção do uso de drogas e combate a ataques e violência. A euipe recebeu através da proposição do Presidente Valdecir José Ratko uma moção de aplausos pelo trabalho realizado, são 16 anos de história da criação do Batalhão da Patrulha Escolar de União da Vitória.
(Da Assessoria da CMUVA).