Bachir Abbas será mesmo candidato à reeleição e os outros possíveis candidatos
O atual prefeito Bachir Abbas (PP), eleito em 2020 com expressiva votação, no exercício do cargo de vice-prefeito de Santin Roveda, indagado pelo autor do Site se será candidato à reeleição, não foi taxativo, mas deixou transparecer que o desafio da reeleição está sendo analisada.
Bachir, na sua gestão vem enfrentando problemas sérios que se arrastam já há mais de três décadas no setor financeiro, mas tem procurado não envidar esforços para que a máquina administrativa municipal continue caminhando, não celeremente como gastaria, já que a decorrente passagem, de tempos em tempos da enchente, causou grandes transtornos.
Se Bachir vai ser mesmo candidato à reeleição, só saberemos quando ele, categoricamente, anunciar que é.
A verdade é que durante o longo período da enchente, Bachir foi competente no comando, fazendo o possível para atender milhares de famílias atingidas.
E OS OUTROS CANDIDATOS?
Já com relação de outros nomes que pretendem comandar uma Prefeitura “embrulhada em problemas” posso citar apenas a Gaby, filha do deputado Hussein Bakri.
O ex-prefeito e ex-deputado Pedro Ivo Ilkiv, várias vezes disse que não será candidato, mas não podemos esquecer que muita pressão das lideranças do PT vai sofrer para que concorra, já que seu partido tem poderes especiais nos organismos federais que estão no Paraná, principalmente a Itaipu.
Existe um grupo, com vários nomes, em um novo partido, que almeja o lançamento de um empresário, mas a sigla partidária não foi anunciada. Mas, com certeza, não é o empresário que imaginamos…
Um nome citado com frequência, com e que tem estrutura moral, é o de Almires Bughay, mas parece estar mesmo interessado em sua Escola Cívico Militar, mas não pode ser ignorado.
Já o ex-prefeito Santin Roveda não parece disposto a deixar o comando da Secretaria da Justiça e da Cidadania, provavelmente se preparando para mais uma disputa pela conquista de uma cadeira na Câmara Federal em 2026.
Um nome, que muitos consideram capacitado para comandar a Prefeitura, é o do advogado Fauzy Bakri, mas ele ‘esbarra’ numa possível candidatura de sua sobrinha Gaby e do próprio primo Bachir.
Mas tem muito água para passar pelas nossas pontes do Rio Iguaçu até a data derradeira da definição dos candidatos.