Passados quase 60 anos, um presidente do Legislativo assume o comando do Executivo
58 anos depois do primeiro presidente da Câmara Municipal assumir a Prefeitura de Porto União, por 15 dias, desde segunda-feira (26), pelo período de 15 dias, será comandado pelo atual vereador/presidente do Legislativo: Luiz Alberto Pasqualin.
A ascensão de Pasqualin ao comando do Executivo por duas semanas ocorreu em virtude do pedido de licença do titular, prefeito Eliseu Mibach, e do vice-prefeito Erico Rosenscheg.
O primeiro presidente da Câmara Municipal a assumir a Prefeitura foi o vereador Victor Buch Filho, em 1966, em consequência da morte do prefeito Salustiano Costa Junior.
Buch Filho, contudo, ficou no cargo por pouco tempo, porque se licenciou para concorrer a perfeito, passando a Prefeitura para o vice-presidente da Câmara, João Nitto Gaspari, que ficou até o final do mandato do saudoso Salustiano e a posse do prefeito eleito Victor Buch Filho. Naquele período não existia o cargo de vice-prefeito.
O primeiro vice-prefeito eleito de Porto União foi o saudoso Sérgio Ney Madureira, quando foi eleito prefeito o também saudoso Serafim Caus, no pleito de 1969. Em 1972, na chapa do também saudoso Alexandre Passos Puzyna, foi eleita vice a médica Salime Farah, que tinha conquistada uma cadeira no Legislativo em 1969.
Vice-prefeito assumir interinamente passou então a ser um ato normal, até agora, em 2024, passados 58 anos, que um presidente do Legislativo assume, como destacado, pelo licenciamento do prefeito e vice-prefeito.
Então, na história de Porto União, salvo algum engano, o vereador Luiz Alberto Pasqualin é o terceiro presidente da Câmara Municipal a assumir interinamente o comando do Executivo. Victor Buch Filho e João Gaspari foram os dois primeiros.
EX-VEREADOR NILMAR HOLOVAVATY TAMBÉM
Seguidor deste Site, o ex-vereador Nilmar Holavaty faz uma correção, lembrando que na gestão de Renato Stasiak/Anízio de Souza, que também se licenciaram, ele na condição de presidente da Câmara Municipal também assumiu interinamente o cargo de prefeito municipal. Portanto, com a correção, passados quase 60 anos, depois de Victor Buch Filho e João Nitto Gaspari, Nilmar foi o primeiro a assumir o cargo de prefeito como presidente e Pasqualin o segundo.
COMO FOI A POSSE DE LUIZ ALBERTO PASQUALIN
Na manhã de hoje, 26 de fevereiro, o Prefeito Eliseu Mibach delegou o comando do município ao Presidente do Legislativo, Luiz Alberto Pasqualin. Tanto Eliseu quanto o Vice-Prefeito Erico Rosenscheg já haviam planejado tirar alguns dias de férias, deixando Pasqualin responsável pela gestão executiva pelos próximos quinze dias.
Eliseu assegurou que o cronograma de obras continuará conforme planejado, expressando sua confiança na capacidade administrativa de Pasqualin.
Por sua vez, Pasqualin agradeceu pela oportunidade e prometeu manter o trabalho com responsabilidade e comprometimento.
O gabinete ficou cheio de servidores, vereadores, amigos e familiares, destacando a influência e competência de Luiz Alberto Pasqualin.