Deputado Denian Couto, do Podemos do Paraná, critica Lula sobre Holocausto
O deputado estadual Denian Couto (Podemos- PR) não ficou em cima do muro. O parlamentar, que também é jornalista, usou suas redes sociais e também o seu programa de rádio para criticar o posicionamento do presidente da República sobre Israel. “Não confundamos o que Lula é daquilo que o povo brasileiro é. Nós não somos Lula, nós não concordamos com isso. Nós não diminuímos e nem relativizamos o que foi o ataque de Hitler aos judeus”, declarou.
No último domingo (18/02), o presidente Lula comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto. A fala, que ganhou o mundo, foi dada a jornalistas durante uma viagem à Etiópia. Desde outubro, o estado judeu está em guerra contra o Hamas, depois que o grupo terrorista fez um grande ataque contra civis.
Para Denian Couto, a declaração de Lula, além de criar uma crise diplomática, incendeia as redes sociais e fomenta o antissemitismo no Brasil. “A fala do presidente tira as máscaras. Ela é completamente abjeta. E, nessa hora há de se pesar quem, de fato, preza pelos direitos humanos”.
Nesta segunda-feira (19/02), Israel declarou o presidente Lula “persona non grata”. O ministro das Relações Exteriores do estado judeu afirmou que o termo só será retirado se o presidente brasileiro pedir desculpas e se retratar.