Morreu, aos 94 anos, Nivaldo dos Passos Krüger, destacado líder cultural e político

Morreu durante a madrugada desta quarta-feira (14) em Guarapuava, na região central do Paraná, o ex-deputado federal e ex-senador do Paraná, Nivaldo Passos Krüger. Ele possuía 94 anos e morreu em casa, segundo familiares.

Além de político, tendo dedicado boa parte da vida a política, Nivaldo era também empresário, escritor e historiador. Ele também foi prefeito e vereador de Guarapuava.

O velório de Nivaldo está sendo realizado na Prefeitura de Guarapuava.

Trajetória

Nivaldo nas Canoinhas (SC), mas se mudou ainda na infância para o Paraná, com a família. Entrou na política em 1958, quando foi eleito vereador de Guarapuava. Como prefeito, exerceu três mandatos – de 1964 a 1969, 1973 a 1976 e 1983 a 1986.

Entre 1971 e 1974, se elegeu deputado estadual do Paraná. Na Câmara dos Deputados, em Brasília, exerceu mandato de 1979 a 1983. Foi senador de 2002 a 2003, após assumir a vaga deixada por Roberto Requião, que foi eleito governador do Paraná.

Fora da área política, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACIG) e ocupava a Cadeira 28 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC).

FORTES LIGAÇÕES COM UNIÃO DA VITÓRIA/PORTO UNIÃO

Nivaldo, duante muitos anos, manteve relações com a comunidade de União da Vitória/Porto União, como líder político, mas principalmente como destacado historiador. E em suas frequentes visitas, fortaleceu a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), principalmente por sua relação com o professor e acadêmico Joaquim Osório Ribas, que contou valioso apoio dele em projetos ligados ao tropeirismo.

Como escritor, deixou obras importantes, com destaque para a exuberância do meio-ambiente do Paraná. Mas a mais importante, sem dúvida, a obra “A Primeira República das Américas – O Lendário Vale das Utopias do Rio Ivai, e a Formação do Brasil Meridional”.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *