Colombo veio a Canoinhas filiar Antonio Aguiar no PSD
Depois de quatro anos desde a última visita, governador Raimundo Colombo veio para Canoinhas para abonar a ficha de filiação de Antonio Aguiar no PSD
“ Eu não sabia”. Foi com essa resposta que o governador licenciado Raimundo Colombo (PSD) respondeu a um grupo de manifestantes sobre o fechamento da Gerência de Saúde de Canoinhas (Gersa). O fechamento havia sido concluído na tarde desta quinta-feira, 22, com o recolhimento de documentos e materiais por parte da Gersa de Mafra. Houve tumulto com os vereadores Coronel Mario Erzinger (PR), Norma Pereira (PSDB) e Camila Lima (MDB), que discutiram com a gerente de Saúde de Mafra, Marlete Arbigaus.
Colombo esteve em Canoinhas na noite de ontem, quinta-feira, 22, depois de quatro anos sem visitar o Município. O motivo foi abonar a ficha de filiação do deputado estadual Antonio Aguiar no PSD. O evento que aconteceu na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoinhas (Asemca) e reuniu lideranças municipais, locais, regionais e estaduais do PSD. O pré-candidato ao Governo do Estado, Gelson Merísio, e o deputado estadual Darci de Matos também prestigiaram a filiação.
Anfitrião do evento, o presidente do PSD Canoinhas e prefeito Beto Passos (PSD) acompanhou Colombo na conversa com os manifestantes. Passos explicou ao governador que com o fechamento da Gersa Canoinhas, pacientes de sete municípios que recebem medicamentos da Gersa Canoinhas terão de se deslocar à Mafra para requerer e receber os medicamentos. “Sem falar no deslocamento dos profissionais da Saúde para Mafra ou outra repartição. É uma grande perda para a região”, frisou. “Só queremos uma resposta. Concordamos com o fechamento das ADRs, mas porque fechar as Gerências de Educação e Saúde, que são os braços do governo há 30 anos aqui em Canoinhas, que fica tão distante da Capital. Nós somos servidores efetivos, não vamos perder nada com isso, mas o povo vai perder”, disse uma das manifestantes que trabalha na Saúde.
Colombo se mostrou surpreso e disse que procuraria informações. “Eu sabia das regionais, mas não sabia da Saúde”, disse.
REAÇÃO DE MADRUGADA
A julgar pela reação do governador, Colombo teria acionado o secretário de Estado da Saúde Acélio Casagrande ainda durante a noite. Casagrande teria informado o secretário executivo regional de Mafra, Abel Schroeder, de madrugada, que a decisão de fechar a Gersa de Canoinhas havia sido revogada e que os documentos e medicamentos recolhidos teriam de retornar à Canoinhas. A informação foi repassada, ainda de madrugada, ao Coronel Mário, presidente da Câmara de Canoinhas.
Segundo Schroeder, o Governo vai editar uma portaria regularizando a situação de todas as Gersas de ADRs desativadas. (Do Site Jmais/Canoinhas).