Áreas de escape podem diminuir os frequentes acidentes na BR-153 em nossa região

ÁREAS DE ESCAPE PODEM EVITAR QUE MUITOS ACIDENTES OCORRAM NO TRECHO DA SERRA DO LEÃO DO TRECHO DA BR-153 QUE LIGA UNIÃO DA VITÓRIA A GENERAL CARNEIRO.

MAS É PRECISO QUE AS LIDERANÇAS POLÍTICAS, NÃO SOMENTE DO PARANÁ, MAS DE SANTA CATARINA E ATÉ DO RIO GRANDE DO SUL, PROCUREM CONSCIENTIZAR A DIREÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA (DNIT) DA NECESSIDADE DE INSTALAR PELO MENOS DUAS ÁREAS DE ESCAPE NESSA ÁREA DA 153 EM NOSSA REGIÃO, COM O FINALIDADE DE DIMINUIR FREQUENTES ACIDENTES.

AS ÁREAS DE ESCAPE, ESTÁ COMPROVADO, SÃO FUNDAMENTAIS PARA EVITAR ACIDENTES DE GRANDES VEÍCULOS. AS EXISTENTES NA BR-376, QUE LIGA CURITIBA A SANTA CATARINA, SÓ ESTE MÊS, JÁ IMPEDIRAM DOIS GRANDES DESASTRES.

SOBRE AS ÁREAS DE ESCAPE

Áreas de escape instaladas nas  rodovias atingiram a marca de 2 mil vidas salvas. As áreas servem como uma solução de segurança viária quando o veículo pesado tem uma pane no sistema de frenagem, especialmente em áreas de declive como em serras. Estas áreas de contenção são uma das diversas iniciativas implementadas pelo setor de concessão de rodovias, responsáveis por gerar a redução de 51% dos acidentes nas últimas duas décadas. 

Confira mais detalhes sobre as das áreas de escape e entenda a segurança que este tipo de dispositivo traz para os motoristas nas rodovias brasileiras.

FUNCIONAMENTO

funcionamento da área de escape visa conduzir o veículo desgovernado para uma área isolada da via principal e oferecer condições para a frenagem do veículo por resistência externa, com segurança. Para isso, é usada uma faixa inicial em torno de 500 metros para acomodação do veículo, com sinalização, e depois uma pista com em torno de 100 metros de comprimento, um metro de profundidade e cinco de largura, preenchida com argila expandida, que faz com que aconteça a frenagem do veículo, um modelo parecido aos utilizados em pistas de Fórmula 1. 

inclinação desta área também é contrária à pista, o que garante a parada segura mesmo para veículos que estão em alta velocidade. Ainda com o objetivo de prestar o atendimento adequado aos envolvidos na frenagem de emergência, anexada à estrutura, é instalada uma pista de apoio para os veículos de socorro se posicionarem. Em alguns modelos de pistas de contenção também são construídas estruturas de apoio para a retirada de cargas pesadas.

SEGURANÇA

Assim que o veículo aciona a área de escape um aviso é emitido para a equipe de monitoramento, que acompanha o trajeto em tempo real por meio de câmeras que funcionam 24 horas por dia. Atualmente, existe em média uma câmera instalada a cada 3,5 km de rodovia concedida no país.  

As rodovias também contam com equipes de atendimento 24 horas por dia. Em 2022, foi registrado um atendimento mecânico a cada 20 segundos e um atendimento pré-hospitalar a cada 2 min e 30 segundos, além de mais de 2.200 veículos a serviço dos usuários. 

PREVENÇÃO

Garantir a segurança nas rodovias deve ser um esforço coletivo e responsabilidade de todos. Portanto, além das áreas de escape, monitoramento e equipes de atendimento, a prevenção de acidentes deve estar sempre em mente pelos motoristas antes de iniciar a viagem, com atitudes como a revisão e manutenção periódica dos veículos e o respeito às leis de trânsito.

(COM INFORMAÇÕES DA CNT).

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