Porto União e União da Vitória (juntas) tem menos de 90 mil habitantes

Os números do Censo realizado pelo IBGE em 2022 em todo o país, mostra um detalhe supreendentemente: a população de Porto União, pelo que entendo, lembrando que já fazia muitos anos que os censos estavam suspensos, de mais de 35 mil habitantes, baixou para 32.970, revelando, atualmente, uma densidade demográfica de 38,84 habitantes por quilômetro quadrado.

União da Vitória, que aparecia com perto de 57 mil está com 55.033 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE. São 74,4 habitantes por quilômetro quadrado.

Juntos, os dois municípios, que já foram território do Paraná até outubro de 1916 do século passado, contam, portanto, segundo o último Censo do IBGE, com um total de 88.003 habitantes.

Em área territorial Porto União tem 852 mil quilômetros quadrados e União da Vitória 720,2 mil quilômetros quadrados.

União da Vitória abriga cerca de 85% de sua população no seu centro urbano. Já Porto União, por ter um território mais amplo, tem número expresso de habitantes no interior, com destaque para os distritos de São Miguel da Serra e Santa Cruz do Timbó.

Alguns detalhes sobre a história de nossos municípios.

Em 27 de março de 1890, União da Vitória foi desmembrada de Guarapuava, junto com Porto União que ainda integrava o território do Paraná.

E 5 de setembro de 1917, um ano após a divisão dos limites do Paraná e de Santa Catarina, foi oficialmente instalado o município catarinense de Porto União.

União da Vitória, após a divisão, atingia as áreas atualmente ocupadas pelos municípios de Paula Freitas, Cruz Machado e Porto Vitória.

E Porto União, com sua instalação em 5 de setembro de 1917, ocupava as extensas áreas dos atuais municípios de Irineópolis, Matos Costa e Calmon.

A diminuição da população de Porto União tem um ponto negativo: diminuição no volume de recursos de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é definido no número de habitantes de cada município do país.

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *