Frente fria e ciclone provocam instabilidade do tempo na região Sul do Brasil

Ciclone e frente fria provocam instabilidade que deve mudar o tempo no Sul do Brasil.

Imagem: INMET / Reprodução
Imagem: INMET / Reprodução

Um ciclone extratropical se formou entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (25) e se intensificou sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, e deve alterar o tempo em Santa Catarina e no Sul do Brasil, conforme o Instituo Nacional de Metereologia (Inmet). O fenômeno vem acompanhado de frente fria

O fenômeno provoca chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo em grande parte da Região Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul.

A previsão é de que o ciclone se afaste do continente nesta terça-feira (26), mas ainda deixe o tempo ventoso na faixa leste do Sul e do Sudeste. Uma massa de ar frio e seco também avança sobre a região, derrubando as temperaturas e trazendo de volta o sol.

Conforme o Inmet, o ciclone extratropical é resultado de um padrão de instabilidade que se formou entre esta sexta-feira (22) e o domingo (24), com a presença de perturbações no escoamento – cavados de ondas curtas em níveis médios da atmosfera – e a passagem de uma frente fria pelo Sul do País. O órgão destaca que esses sistemas provocaram temporais no centro-sul do Brasil, com risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e granizo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste.

VENTOS DE ATÉ 100 QUILÔMETROS POR HORA

Conforme o Instituo Nacional de Metereologia (Inmet), na segunda-feira (25), a convergência de umidade associada ao processo de formação do ciclone e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, deram origem a áreas de instabilidade sobre o Sul, com chuvas volumosas e ventania. Segundo o modelo Cosmo, as rajadas de vento podem ter ficado entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26). A pressão atmosférica também caiu significativamente na região, indicando a intensificação do ciclone.

CICLONE GANHA FORÇA NOS PRÓXIMOS DIAS

De acordo com o Inmet, nesta terça-feira (26), o ciclone ganhará ainda mais força, mas estará em alto mar, afastando-se do continente. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso, com possibilidade de ressaca no litoral.

O órgão prevê que enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *