Pedestres são ‘vitimas’ dos péssimos passeios nas cidades irmãs. A prioridade tem sido o bom estado do asfalto para os automóveis

Mobilidade urbana não significa prioridade para a trafegabilidade tranquila de veículos nos centros de nossas cidades, mas principalmente para a locomoção dos pedestres, com o planejamento de calçadas que sejam seguras e confortáveis – niveladas, sem buracos e outros obstáculos inoportunos, que causam grande desconforto.

Não podemos negar que grande parte do centro de União da Vitória e de Porto União está sendo contemplado com novos projetos e até alargamentos dos calçamentos – passeios – para pedestres. Mas isso, lamentavelmente, só acontece na parte central das cidades. Em Porto União, inclusive com a ação do Ministério Público.

Mas em dezenas, até centenas de ruas, o pavimento asfáltico é excelente, mas os passeios para pedestres estão em péssimas condições, sendo que grande parte ainda com os antigos paralelepípedos, que tornam até dolorosa a vida dos pedestres. E isso, principalmente, em União da Vitória.

Ontem à tarde, pessoalmente, vivi essa dura realidade ao caminhar por várias ruas de União da Vitória, em trechos das Dom Pedro II, Carlos Cavalcanti e até bem no centro, com passeio moderno, mas em ‘declive’, o que dificulta a vida dos cadeirantes. E, na frente da Estação Ferroviária, é preciso até utilizar perigosamente a rua, porque o passeio está em péssimas condições.

E, Porto União, à exceção da parte central, a situação não é muito diferente. O passeio é de responsabilidade do proprietário do imóvel, mas cabe ao Poder Público definir o padrão do passeio, bem como obrigar a implantação do mesmo. 

Geralmente os gestores municipais não fazem isso, porque no final não estão a fim de incomodar algum amigo, parente ou até mesmo cabo eleitoral. É que as pessoas nos dizem, irritadas com a situação.

Pra ser justo, lembro, pra quem ainda não sabe, que o coração das duas cidades, com o projeto de mobilidade para pedestres está ficando muito bom, mas não pode ficar só na área bem central.

Essencial também a renovação das pinturas das faixas nas vias ‘lindamente’ asfaltadas para os veículos, principalmente das faixas para segurança dos pedestres. A tinta de  muitas faixas para passagem de pedestres estão desaparecendo. 

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