Marco Tebaldi é o candidato do prefeito Eliseu Mibach e dos deputados à Câmara Federal e Vicente Caropreso para a Assembleia Legislatitiva
Tucanos e emedebistas de Porto União estão unidos em torno da candidatura de Mauro Mariani (governador/MDB) e Napoleão Bernardes (vice-governador/PSDB), mas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal estarão separados.
O PSDB, que tem no prefeito Eliseu Mibach, seu principal líder, vai trabalhar para a releição dos deputados Vicente Caropreso (estadual) e Marco Tebaldi (federal).
Já os emedebistas vão estar fortemente unidos pela vitória de Mauro Mariani e Napoleão Bernades, mas para a Assembleia Legislativa – pelo menos a maioria – já fechou em favor da reeleição (deve ser a terceira) do deputado estadual Valdir Cobalchine e para a Câmara Federal o deputado estadual Carlos Chiodini.
Será uma campanha rápida, mas bem diferente das demais que já tivemos, com vários palanques, inclusive o prefeito Eliseu Mibach e seu vice Pércy Storck separados.
Tebaldi tem sido considerado um dos 16 representantes de Santa Catarina mais atuantes na Câmara Federal.
“Não podemos negar que estamos vivendo uma crise séria e a classe política está desgastada. Talvez o único jeito de tirar o pais disso é através das eleições. É muito ruim quando se ouve que o eleitor não vai votar, que vai anular. Temos de valorizar a liberdade de votar, quando muitos países não contam com isso. Nem todos são ruins, tem gente boa que trabalha e o eleito precisa ir participar, votar, não ser omisso e participar das mudanças”, disse em recente entrevista o deputado.
Entende que esta é uma eleição diferente, com muitas manifestações pela anulação do voto ou nem aparecer no dia da eleição.
Esta fuga não é democrática. Tebaldi avalia que “estamos evoluindo na questão da lava jato, processo importante apurar e punir e melhorar o quadro político eleitoral no país”. Defende que o eleitor precisa evoluir junto com isso e será através da participação nas eleições.
Também avaliou a destinação de emendas aos municípios, um recurso que tem sido essencial nos momentos de diminuição de arrecadação. Tebaldi foi considerado o congressista mais eficiente de Santa Catarina e um dos melhores do Brasil na liberação de emendas parlamentares. O estudo é feito pelo Siga Brasil do Senado.