Rio das Antas, a menos de 120 KM de Porto União, é atingido por um tornado
Um fenômeno meteorológico raro e destrutivo foi registrado na tarde de terça-feira (28) em Rio das Antas, ao lado do município de Caçador, no meio-oeste de Santa Catarina. Um tornado de intensidade fraca, mas com ventos rotativos e organizados, causou danos em propriedades rurais da comunidade de Salto Rio das Pedras.
O evento foi confirmado pela Defesa Civil do estado, que enviou equipes para avaliar os estragos e prestar assistência às famílias afetadas.
COMO SE FORMOU UM TORNADO?
O tornado se formou em um ambiente de baixa pressão, que deixou o tempo instável em todo o estado. Segundo o radar meteorológico de Chapecó, não havia nuvens de tempestades severas na região, apenas nuvens de baixo desenvolvimento vertical, que poderiam provocar algumas rajadas de vento. No entanto, vídeos divulgados nas redes sociais mostram um funil compacto, levantando poeira e detritos ao redor do funil.
O professor Ernani De Lima Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em tempo severo, afirmou que o evento é de fato um tornado, e não um redemoinho, como poderia ser confundido.
Ele explicou que a dinâmica do vórtice observado é característica deste tipo de fenômeno, e que o ambiente úmido é incompatível com um redemoinho de céu claro. Ele também disse que estes casos são praticamente impossíveis de alertar, justamente pela ausência das assinaturas típicas de supercélula nas imagens de radar.
Os moradores da área atingida relataram destelhamentos, danos em um pomar e destruição parcial de um galpão. Não há informações sobre feridos. A Defesa Civil informou que está monitorando a situação e orientando as pessoas sobre os cuidados necessários em caso de novas ocorrências.
A cidade de Rio das Antas, no Meio-Oeste de Santa Catarina, foi atingida por um forte temporal que causou estragos, alagando ruas e derrubando árvores. O fenômeno atingiu com mais intensidade a comunidade de São Luiz e Salto Rio das Pedras. A prefeitura informou que a região foi atingida por um tornado, entretanto, a Defesa Civil do Estado explicou que os técnicos estão analisando o que pode ter causado a destruição no município.
A Prefeitura e a Defesa Civil Municipal estão nas áreas afetadas para analisar os danos e dar suporte para reparar os estragos. “Estamos com vários pontos interditados, e pedimos atenção e cuidado de todos que precisarem transitar pelas estradas”, destacou a prefeitura.
Imagens mostram o Distrito de Ipomeia, em Rio das Antas, entre Videira e Caçador, com uma pista interditada após ter sido tomada pela água (veja no vídeo).
FENÔMENO CLIMÁTICO É UM TORNADO
Para os especialistas em meteorologia, Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, a localidade Salto Rio das Pedras, divisa de Rio das Antas com Videira, foi atingida por um tornado categoria F0, durante a tarde.
“Este tipo de tornado tecnicamente é uma tromba terrestre e é formado a partir de estruturas unicelulares”, explicam os especialistas.
Piter e Ronaldo detalham que os tornados que não se formam a partir de supercélulas são conhecidos como “tromba”.
“Trombas são mais fracas e de duração mais curta que os tornados formados por tempestades supercelulares. A sequência de eventos que leva à formação das “trombas” difere daquela observada para os tornados de supercélulas”.
(Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho).