O El Niño e a temporada de verão no estado de Santa Catarina

Segundo o MetSul, o Pacífico aqueceu mais nos últimos dias e as temperaturas da superfície do mar estão no limite para acontecer um Super El Niño, que ocorreu pela última vez em 2015/2016.

COMO ESSE EVENTO INFLUENCIA AS TEMPERATURAS PARA SANTA CATARINA?

Para o meteorologista Piter Scheuer, o pico do El Niño está acontecendo neste momento. No mês de outubro, as chuvas foram acima da média em praticamente todas as regiões do estado, com volumes que passaram de 500 mm.

Provavelmente que o El Niño vá perdendo força. O auge desse El Niño foi em outubro e novembro, agora vai perdendo força em dezembro e vai tendo essas características de chuvas que ainda são frequentes, mas menos volumosas.”

Piter Scheuer, meteorologista

Em novembro, o cenário foi de fortes chuvas, com enchentes, alagamentos, enxurrada, deslizamento de terra, queda de barreira, vendavais e episódios de granizo, “Então a gente teve um pouco de tudo ao longo desses últimos dois meses, principalmente outubro e novembro“, explica o meteorologista.

Dezembro pretende ser um mês que a chuva ainda será acima da média, com volumes significativos em todas as regiões. Já nos meses seguintes, a chuva deve aliviar:

Janeiro e fevereiro são meses que a chuva ela já fica próxima ou abaixo da média, são dias mais ensolarados, e muito calor, temperaturas acima da média climatológica, pelo menos duas ou três ondas de calor entre dezembro, janeiro e fevereiro deve estar acontecendo no estado.”

Piter Scheuer, meteorologista

As temperaturas devem ser intensas, acima dos 35ºC/40ºC, com ondas de calor e dias bastante ensolarados entre janeiro e fevereiro. No mês seguinte, em março, as chuvas podem ser mais frequentes, mas abaixo da média.

“El Niño ele vai perdendo força, cada mês, provavelmente que abril, maio, já vamos ter uma neutralidade. Na metade do ano já vamos ter uma possível La Niña.”

Piter Scheuer, meteorologista

O QUE É O EL NIÑO?

De acordo com o MetSul, esse evento ocorre quando as águas da superfície do Pacífico Equatorial se tornam bem mais quentes que a média. O contrário é conhecido como La Niña, quando a água fica mais fria que o normal e os ventos de Leste mais fortes. O El Niño ocorre a cada 3 a 5 anos.

(Izabela Piazza/SCC10).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *