Loja Macônica ‘União 3’ de Porto União promoveu evento em homenagem ao Dia dos Maçons e dos Pais

Evento solene público realizado ontem à noite, quinta-feira (23), coordenado pelo atual Venerável Rogério de Lara, com a presença de membros da instituição, familiares e convidados, marcou a passagem do Dia do Maçom e do Dia dos Pais. 

Homenagens comoventes aos pais (vivos e de saudosa memória) integrantes da instituição foram prestadas, além de destacado o significado e a importância na maçonaria, que defende os princípios da expressão religiosa, da liberdade, da igualdade e da fraternidade.

20 de agosto – Dia dos Maçons


Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos. Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta “sociedade secreta” teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.


A origem da Maçonaria


“De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro)”.

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *