Previsão hidrológica em nossa região, segundo a Copel e porque o nível do Rio Iguaçu sobe tanto

Previsão do nível do Rio Iguaçu em União da Vitória/Porto União neste dia 12, quinta-feira, dia 13, sexta-feira, e dia 14, sábado.

Nesta quinta-feira, feriado nacional, às 03 horas, o nível, segundo a Copel, estava em 7 metros.

Amanhã, sexta-feira, dia 13, começa com 7,26 pela madrugada e termina com 7,87 à noite.

E no sábado, dia 14, deve atingir os 8 metros, com um nível não muito distante da enchente de 2014.

Chove desde o começo da madrugada intensamente em toda a região da bacia hidrográfica do Iguaçu, que abrange toda a região metropolitana de Curitiba (nascente do rio), as regiões Centro-Sul e Sul do Paraná, e todo o Planalto Norte de Santa Catarina, começando por São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra (que tem como cidade limítrofe Rio Negro/PR, uma situação igual a de Porto União/União da Vitória), Papanduva, Três Barras, Canoinhas, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Santa Terezinha, Timbó Grande, Irineópolis e Santa Cruz do Timbó (que integra a bacia hidrográfica do Rio Timbó).

O volume de águas de toda essa região citada acima, tem um único caminho: o Rio Iguaçu, cujo gargalho está em União da Vitória.

Enquanto estiver chovendo nessas regiões, não estamos livres de mais uma grande enchente, como as que vivemos mais recentemente: 1957, 1983, 1992 e 2014.

O momento protagonizado pela ‘mãe-natureza’, não é nada agradável, em todos os sentidos: sofrimento e grandes prejuízos para a economia.

Mas felizmente temos instrumentos oficiais e instituições que estão atentas, auxiliando as comunidades, principalmente as famílias mais carentes que ocupam áreas próximas ao grande rio.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *