Chuvas aumentam o nível do Rio Iguaçu e causam o desmoronamento de BR-476
Mais da metade da pista da BR-476 desmoronou e o Iguaçu pode passar dos 6 metros e meio nesta segunda-feira (09).
Em consequências das fortes chuvas que atingem nossa região há dias, os problemas começam a aparecer.
O nível do Rio Iguaçu, agora à tarde, estava com 5 metros e 33 centímetros, já atingindo algumas áreas mais próximas do rio, principalmente na região sul de União da Vitória e no bairro Santa Rosa em Porto União.
A intensidade das chuvas em toda a extensão da bacia hidrográfica do Rio Iguaçu em nossa região – Sul, Centro Sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina, tem sido a causa principal do aumento do nível do rio.
As cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Rio Negro (PR), Três Barras, Canoinhas (SC), todas já em estado de emergência, que integram a bacia do Iguaçu nas duas regiões de Santa Catarina e do Paraná, em grande parte inundadas pelos rios Negro e Canoinhas, contribuem para que o nível do Iguaçu que recebe as águas dessas regiões aumente o nível do rio em nossas cidades.
A previsão prevê chuvas em Curitiba e região, não tão intensas, mas ainda até o dia 12, quinta-feira, que será feriado nacional, vai contribuir para aumentar o nível do Iguaçu em União da Vitória/Porto União.
As fortes precipitações na região do interior de União da Vitória, especificamente a partir da Serra da Esperança, provocou o deslizamento de mais da metade da pista, numa extensão de cerca de 100 metros, da BR-476, nas proximidades do Posto Mallon, causando um grande transtorno, tendo em vista o intenso movimento nessa rodovia federal que tem ligação direta com a BR-153.
Com certeza, a Defesa Civil de União da Vitória já tomou providências junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Logística (DNIT), órgão do governo federal responsável pela 476.
No final da tarde, em seu gabinete, o prefeito Bachir Abbas e membros da Defesa Civil, reuniram os meios de comunicação para anunciar as providências que estão sendo tomadas para evitar que uma possível enchente, definindo as medidas, principalmente, para socorrer as famílias cujas residências possam ser invadidas pelas águas.