Dia ‘D’ foi um sucesso em União da Vitória, mas a cobertura vacinal ideal ainda não foi alcançada, apesar do índice ter triplicado, segundo a secretária Paula Fernanda

Com a meta de vacinar cerca de 11 milhões de crianças de 1 ano de idade até os 5 anos incompletos, mais de 36 mil postos de saúde de todo o país promoveram sábado (19) o dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

A campanha de vacinação neste ano foi intensificada devido ao surgimento de um maior número de pessoas infectadas por essas doenças. Há no momento, por exemplo, dois surtos de sarampo ativos no país: um no Amazonas, onde foram confirmados 910 casos, com três mortes; outro em Roraima, com 300 casos confirmados e quatro mortes.

Em União da Vitória, até a sexta-feira, 16% do público-alvo haviam sido vacinados. Segundo a secretária de saúde do município, Paula Fernanda Quaglio Krzyzanowski, com a atividade do sábado o índice mais que triplicou, chegando a 60% de cobertura vacinal. “Ainda é pouco. Ainda temos mais crianças a serem vacinadas”, disse Paula.

Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de 1 ano a até 5 anos que já tomaram alguma dose devem ser imunizadas novamente com a vacina tríplice viral. No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose receberão a vacina inativada poliomielite (VIP). As que já tomaram pelo menos uma dose da vacina receberão apenas a gotinha (vacina oral poliomielite).

A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo da campanha, iniciada no último dia 6 e que segue até 31 de agosto. Basta que os pais levem seus filhos às unidades de saúde. (Assessoria de Imprensa da PMUVA).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *