Cláudia Moema Zaions, coordenadora do CAPS, fala aos vereadores de União da Vitória
A Tribuna Popular na última sessão ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória foi utilizada pela Sra. Cláudia Moema Zaions, coordenadora do CAPS, Ambulatório de Saúde Mental e representante da saúde mental no Município. Claudia dissertou pautadamente sua fala a respeito da triagem feita atualmente em União da Vitória, através da estrutura disponível.
Com atendimento ainda fragmentado e porta de entrada através das Unidades de Saúde, o Município fornece atendimento à população que necessita de acompanhamento psicológico, porém é necessário aguardar em uma longa fila.
Quando questionada a respeito, Claudia respondeu em entrevista para a assessoria de comunicação, que não existe a estrutura adequada para atendimento infantil, por exemplo.
O assunto da estrutura já foi comentado algumas vezes na Câmara Municipal, existem expectativas e esperanças em relação a olhares de personalidades políticas para abraçar a causa e necessidade de cuidado com a saúde mental no Município.
A psicóloga apontou diversas recomendações, inclusive do Ministério da Saúde, e apontou em entrevista à assessoria, os pilares para o equilíbrio da saúde mental, cuidado de mente, corpo e espírito. Um conjunto de fatores que são diretamente responsáveis para manter tal equilíbrio.
Claudia finalizou seu discurso convidando a população para a 1.a Corrida do Dia Mundial da Saúde Mental que acontecerá dia 8 de outubro, próximo domingo com largada às 9h em frente ao Estádio Antiocho Pereira, inscrições pelo site www.acorvali.org.br e doação de 1 caixa pequena de água de côco.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de União da Vitória).