Domingo, dia 1º de outubro, as eleições para formação dos Conselhos Tutelares

Domingo, dia 1º de outubro, em União da Vitória e Porto União, bem como em todos os municípios brasileiros, serão realizadas as eleições para a escolha dos integrantes dos Conselhos Tutelares. A escolha dos candidatos é uma prerrogativa dos eleitores, apesar do comparecimento ser facultativo – não obrigatório.

O Conselho Tutelar  é um órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei brasileira que protege e promove os direitos dessa população. O objetivo principal de um Conselho Tutelar é garantir a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou em risco pessoal e social.

Os Conselhos Tutelares são compostos por membros eleitos pela comunidade local para atuar como representantes dos direitos da infância e da adolescência. Eles têm autonomia e independência para tomar medidas de proteção, aplicar medidas socioeducativas, encaminhar casos para a Justiça e atuar de forma integrada com outras instituições, como escolas, saúde, assistência social, entre outras.

Algumas das atribuições específicas de um Conselho Tutelar incluem:

  1. Atender e aconselhar crianças, adolescentes e seus responsáveis em situações de violação de direitos;
  2. Receber e apurar denúncias de maus-tratos, abuso, negligência, exploração ou qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes;
  3. Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outros, em benefício das crianças e dos adolescentes;
  4. Encaminhar casos à Justiça quando necessário, acompanhando todo o processo;
  5. Promover ações preventivas, educativas e de conscientização para a promoção e defesa dos direitos da infância e adolescência

O objetivo geral de um Conselho Tutelar é assegurar que crianças e adolescentes tenham uma vida digna e saudável, livres de qualquer forma de violência, abuso ou negligência. Os conselheiros trabalham para garantir o respeito aos direitos fundamentais dessa população, buscando sempre o melhor interesse das crianças e dos adolescentes, atuando como agentes de proteção e promoção dos direitos humanos. 

PORTO UNIÃO E UNIÃO DA VITÓRIA

Em Porto União e União da Vitória, como em todos os municípios dos Estados de Santa Catarina e do Paraná, os eleitores poderão votar nos candidatos que registrados regularmente.

EM PORTO UNIÃO as seções para votação estarão à disposição dos eleitores em vários locais: Igreja do Bairro São Pedro, Escola Fernando Sobral, Centro de Saúde do Vice King, Escola Frei Deodato (São Miguel da Serra), Colégio Cid Gonzaga, Salão da Igreja de Santa Rosa e Colégio de Santa Cruz do Timbó.

EM UNIÃO DA VITÓRIA, todas as seções para votação estão concentradas na estação ferroviária ‘União”, na Praça Visconde de Nacar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *