Em Porto União, quartel da PMSC “Antonio Lara Ribas” é homenageado pela ALVI

Na noite desta quarta-feira, 30, aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), a Sessão Solene da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), em homenagem aos 64 anos de ativação do Quartel Comandante Antônio de Lara Ribas, atual sede da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, em Porto União, contando com a presença do senhor João Batista Ramos Ribas, filho do Coronel Antônio de Lara Ribas, o qual relatou a sua história.
Antônio de Lara Ribas era natural da cidade de Palmas/PR, e no mês de setembro de 1924, ingressou como 1° sargento, em um Batalhão de Voluntários Patriotas de Santa Catarina (reforço ao 2º Batalhão de Infantaria da PMSC). Quando ao fim das unidades de voluntários, foi incluído na milícia catarinense, na mesma graduação (1º sargento), vindo a ser promovido a 2º tenente, por ter sido classificado em primeiro lugar na primeira turma do Curso de Preparação Militar, criado por Lopes Vieira para a formação de oficiais, sendo promovido a 1º tenente no ano de 1930.
Em de 1932, foi designado para comandar o 3º Batalhão de Caçadores (3º BCR), em Cruzeiro, hoje Joaçaba. Para esse fim, foi comissionado no posto de capitão e, depois, no de major, sendo comissionado posteriormente no posto de tenente-coronel. Foi delegado da Polícia de Porto União, e depois organizou a Companhia Provisória de Porto União, em 1935, chegando ao posto de coronel e comandante geral no ano de 1949, assumindo novamente o comando geral em 1961.
Em agosto de 1950, foi nomeado Secretário de Segurança Pública do Estado pelo governador da época, Aderbal Ramos da Silva, sendo transferido para a reserva no início de 1951, vindo a falecer no ano de 1992, poucos meses antes de completar 90 anos, e hoje empresta seu nome à 2ª Companhia de Policia Militar, com sede em Porto União.
Na oportunidade, o tenente-coronel, Silvano Sasinski, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, e o Major Paulo Ricardo Galle, comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, receberam da Academia de Letras do Vale do Iguaçu um Button para registrar esse momento ímpar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *