Hospital da Polícia Militar do Paraná inaugura um avançado centro de treinamento contínuo
Na manha de terça-feira (29), ocorreu no Hospital da Polícia Militar (HPM) uma solenidade de inauguração do Centro de Treinamento de Práticas de Cuidados em Saúde. O novo espaço será utilizado para treinamento contínuo dos profissionais que atuam no hospital.
O HPM foi inaugurado em 31 de janeiro de 1958 e, ao longo do tempo, passou por diversas transformações que resultaram em sua atual capacidade. Hoje, com 8500 metros quadrados, o hospital possui 12 leitos no pronto atendimento, 32 leitos de enfermaria, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 leitos em unidade cirúrgica.
Em busca de constantes melhorias, o hospital criou o Centro de Treinamento destinado a melhorar a Educação Permanente em Saúde (EPS). Equipado com os novos simuladores realísticos, este espaço promoverá a aprendizagem contínua dos servidores, a transformação das práticas de saúde e o fortalecimento do trabalho em equipe.
Os simuladores realísticos são dispositivos que reproduzem as características e funções de um ser humano, com o objetivo de treinar e avaliar as habilidades dos profissionais da saúde em situações reais ou simuladas. Eles oferecem diversas vantagens para o ensino e o aprendizado em saúde. A aquisição de um material pedagógico tão tecnológico é um marco histórico para o Hospital da Polícia Militar.
“No início deste ano, conseguimos fazer um investimento importante, considerado um marco histórico para o HPM, adquirimos bonecos ultratecnológicos [simuladores realísticos], e com isso elevaremos ainda mais a performance do atendimento do hospital”, disse a tenente-coronel Letícia Chun Pei Pan, Diretora Financeira da Diretoria de Saúde da Polícia Militar.
O diretor-geral do HPM, tenente-coronel Mário Ricardo do Amaral, afirmou que: “O Centro de Treinamento é um símbolo tangível da nossa dedicação a evolução da medicina, a formação de profissionais e a melhoria constante dos cuidados prestados aos nossos usuários”. Para o diretor-geral, “ele [o Centro] será uma incubadora de conhecimentos, lugar onde a experiência, a prática e o aprendizado contínuo estarão centralizados em busca da melhoria no atendimento”.
“É impossível olhar em volta e não sentir gratidão por estes homens e mulheres, civis e militares, que tanto fazem por nós e nossos familiares”, afirmou o chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Valmor Anderson Pereira, em agradecimento ao trabalho exercido pelos servidores que atuam no hospital. “Hoje estamos aqui observando o trabalho do HPM para ser tornar uma instituição cada vez mais forte, investindo em educação e tecnologia, que são os caminhos para que a Polícia Militar se torne cada vez melhor”, finalizou.
O Secretário de Segurança Pública, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira, disse: “Desde o meu primeiro acidente de motocicleta, quando ainda aspirante, durante o nascimento dos meus filhos e em todos os outros atendimentos que aqui realizei sempre fui muito bem atendido. Estive internado aqui durante a pandemia, com COVID, e tive a oportunidade de ver o carinho, o respeito e a dedicação de todos os profissionais que trabalham neste hospital. Por fim, deixo aqui o meu agradecimento a todos vocês pelo excelente trabalho que aqui desempenham”, disse o secretário.
PRESENÇAS: Prestigiaram o evento, o coronel médico Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld, diretor de Saúde da Polícia Militar; o coronel Adilson da Silva, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e demais autoridades.
(Comunicação Social da PMPR).