Thais Cristina Scheffer é empossada Procuradora de Justiça de Santa Catarina
Em solenidade realizada no final da tarde desta quinta-feira (17/8), Thais Cristina Scheffer tomou posse no cargo de Procuradora de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A cerimônia que oficializou a promoção da nova integrante do Colégio de Procuradores do MPSC foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
Thais Cristina Scheffer iniciou sua trajetória no MPSC em 1995, em Rio do Sul. Passou por Promotorias de Justiça de Urubici, Urussanga, Porto União, São Joaquim, Araranguá, Joinville, Chapecó e Florianópolis. Também foi Assessora do Corregedor-Geral do MP em 2010 e Secretária da Corregedoria-Geral em 2012. Atualmente responde pela 43ª Promotoria de Justiça da Capital. Thais irá atuar como Procuradora de Justiça na 7ª Procuradoria Cível do MPSC.
A solenidade
O Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Procurador de Justiça Fernando Linhares da Silva Júnior, leu o termo de posse e tomou o compromisso da empossada. Na sequência, Linhares, em nome do Colégio de Procuradores, deu as boas-vindas a Thais e enalteceu a carreira da empossada. “Conheci a Dra. Thaís no ano de 1997, em uma das reuniões mensais do 5º Núcleo Regional da ACMP, que integrávamos em razão de nossas lotações – ela na Comarca de Porto União e eu na de Canoinhas. De plano, constatei que tinha razão de ser seu excelente renome na classe, derivado do trabalho que havia desenvolvido nas Comarcas de Urubici e Urussanga, pelas quais passara. Estava, de fato, diante de uma grande Promotora de Justiça, que, já naquele primeiro contato, a mim impressionou, assim como a todos os integrantes daquele núcleo, por conta da cultura e conhecimento jurídico que demonstrou em suas manifestações naquela ocasião’, afirmou.
Linhares destacou, ainda, os laços de amizade que foram se fortalecendo ao longo do avanço da carreira. ‘No ano de 2001, Thaís foi para Joinville, onde me encontrava, comarca na qual nossa amizade se solidificou. Para minha satisfação, e sem surpresa, vi que sua energia pelo bom desempenho das funções permanecia inalterada”, disse.
O Procurador de Justiça pontuou também a forte atuação no MPSC. “Dedicada como poucos, teve sólida atuação na área ambiental no Norte catarinense, buscando, com rigor, a manutenção de um meio ambiente sadio e equilibrado, sem jamais olvidar que o ser humano é parte integrante deste e que o desenvolvimento econômico não se tratava de um adversário. Também em Joinville, a Dra. Thaís integrou forças-tarefas criadas para reprimir crimes graves”, relatou.
Linhares encerrou sua fala desejando felicidades à Procuradora de Justiça na nova etapa da carreira. “Tenho plena convicção de que Vossa Excelência chega ao último degrau da carreira com a sensação de dever cumprido, mas com a certeza de que ainda há muito a ser realizado. Contudo, também tenho a certeza de que sua experiência, seriedade, dedicação e cultura jurídica são mais do que suficientes para o enfrentamento dos desafios que virão. Seja muito feliz nessa nova etapa de sua vida”.
A nova integrante do Colégio de Procuradores de Justiça iniciou seu discurso falando sobre a emoção daquele dia. “Felicidade é o que esse momento representa para mim, quando o tempo me traz o privilégio ímpar de ocupar o cargo de Procuradora de Justiça, último degrau da carreira que abracei”, disse.
A Procuradora de Justiça lembrou sua trajetória no Ministério Público catarinense e destacou a evolução da instituição. “Como foi nítido nestes anos o crescimento estrutural da nossa instituição, trazendo-a à altura das graves funções constitucionais que lhe cabem. O prestígio do MP também cresceu em idêntica proporção, o que inclusive o blindou do efeito de severos ataques nos últimos tempos”, refletiu.
Ao encarar o novo desafio, Thais garante que nos últimos dias sentiu todo o amor e envolvimento que viveu na carreira. “Apesar de ter optado pela carreira, despedir-me das funções de primeiro grau, desse belíssimo ofício, despertou em mim forte emoção. Ao prenúncio da última promoção, confirmada no dia 19 de julho, sentimentos e memórias afloraram de uma forma inesperada. Lugares, pessoas, situações, embates, derrotas e vitórias ao longo desse trajeto de quase 28 anos de trabalho dedicado ao nome do Ministério Público vieram à tona num turbilhão de energia”, afirmou.
“Com essa energia, que ao final me trouxe o sentimento de renovação, mas com humildade, reafirmo aos meus pares, Procuradores e Procuradoras de Justiça, o compromisso de, no segundo grau, trabalhar com grande afinco, iniciando com entusiasmo de aprendiz”, disse.
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, enfatizou que hoje é um dia histórico e de alegria no Ministério Público catarinense. “Apenas em 1996 tivemos a primeira Procuradora, a Dra. Rosa Maria Garcia, a galgar o mais elevado posto de nossa carreira. O quadro atual do Colégio representa o retrato de duas décadas atrás. Por isso temos, ainda, cerca de 20% de participação feminina em nosso Colégio de Procuradores. Essa proporção ainda é pequena, visto que entre os Membros da Instituição, 35% são mulheres. Na administração do MPSC o percentual é um pouco maior: 36%. Crescemos com a presença da sensibilidade da mulher, da competência, da inteligência, do dinamismo, do acolhimento, aumento do sentimento e da visão plural. Dra. Thais traz um passado de muito trabalho, competência e entrega. Além de possuir espírito público muito elevado. Estamos muito felizes com sua chegada”, finalizou.
O cargo de Procurador de Justiça
Os Procuradores de Justiça manifestam-se em todos os processos em grau de recurso, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desde que propostos inicialmente pelo Promotor de Justiça ou que envolvam interesse público. Opinam quando a decisão do Juiz é questionada pelo acusado ou pelo próprio MP e atuam, ainda, quando o Ministério Público não concorda com uma decisão do Tribunal de Justiça e recorre ao próprio Tribunal de Justiça ou aos tribunais de jurisdição superior: Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, ambos sediados em Brasília.
Existem Procuradorias de Justiça em duas grandes áreas: cível e criminal. Cada Procuradoria de Justiça é coordenada por um Procurador de Justiça.
(ASSESSORIA DO MPSC).